RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Tradição dos tapetes de Corpus Christi em Canguçu

Todo o ano é comemorado Corpus Christi, mas você sabe o significado dessa data? A festa católica, que celebra o milagre da transubstanciação. Traduzido do latim, significa literalmente "corpo de Cristo", ou seja, quando Jesus Cristo transforma no pão em seu corpo e o vinho em seu sangue. A data também é conhecida como "Corpus Domini" ("corpo do Senhor", em português) e marca a eucaristia —sacramento católico que relembra a Última Ceia. 
A celebração é acompanhada de uma missa e uma procissão pelas ruas ao redor da igreja na quinta-feira. Geralmente um tapete com símbolos cristãos, locais e nacionais, é desenhado com serragem tingida, palha, borra de café, areia e grãos. O significado é preparar o caminho por onde o corpo de Cristo passa. Nas cidades que preservam a tradição da data, é comum ver as ruas ornamentada, onde passará a procissão. Mas, por que sempre na quinta? 
Todos os anos, o Carnaval, Páscoa e Corpus Christi acontecem em datas diferentes, porque são datar interligadas. As comemorações dependem de quando a Páscoa será realizada. Para decidir o dia, os responsáveis consideram o domingo seguinte à primeira Lua Cheia depois do dia 21 de março. Estabelecido isso, calcula-se a terça-feira de Carnaval, sempre 47 dias antes, e o Corpus Christi, exatamente 60 dias depois. 
O Corpus Christi acontece na quinta-feira imediatamente depois do domingo da Santíssima Trindade —que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes, que é 50 dias após a Páscoa. Apesar de mudar o dia no calendário, o Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira, porque, segundo a tradição católica, foi nesse dia que a Santa Ceia, reunião de Jesus Cristo com seus doze apóstolos, ocorreu.(Uol)

Em Canguçu a tradição é ma mantida com muito carinho e dedicação da comunidade católica local. Confira algumas imagens dos tapetes no município ao redor da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição:















Bookmark and Share

0 comentários: