RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Palestra sobre Trabalho Infantil com profissionais do CREAS e Conselho Tutelar para alunos do instituto Crescer Legal

Na quinta-feira (12/05) os alunos do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal de Canguçu, turma 34 do projeto, participaram de um encontro com profissionais da assistência social do município, com atuação no CREAS, para tratar sobre o Trabalho Infantil. Também participou do encontro o conselheiro tutelar Augusto Pinz falando sobre a legislação constante no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) sobre o tema. Representando o CREAS e a Prefeitura Municipal as assistentes sociais Ana Helisa e Carol.

As aulas do projeto acontecem na escola Alberto Bergmann, na Santa Bárbara, interior de Canguçu. São 18 jovens aprendizes que participam dos estudos em turno inverso ao da escola, conduzidos pela professora Diessica Reichow.

O Programa de Aprendizagem Profissional Rural é considerado pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo. Com a validação do Ministério do Trabalho, já beneficiou 596 jovens rurais do Rio Grande do Sul desde 2016. Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal em suas comunidades – normalmente nas escolas em que estudam ou em sedes cedidas pelas prefeituras parceiras que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes.

 O Programa de Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, realizado em parceria com o município de Canguçu, foi implementado em 2020 e já está em sua terceira edição. A iniciativa consiste em compartilhar ferramentas metodológicas testadas e aprovadas pela equipe pedagógica do Programa de Aprendizagem Profissional Rural com o objetivo de oportunizar aos participantes, profissionais da área da educação, a ampliação dos conhecimentos para atuação empreendedora na educação.  

Saiba mais sobre o Instituto Crescer Legal em: www.crescerlegal.com.br


Bookmark and Share

0 comentários: