RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos


Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

No Brasil, segundo o Unicef, 713 mil meninas vivem sem banheiro ou chuveiro em seu domicílio. Mais de 4 milhões, entre 10 e 19 anos, não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, como absorventes, banheiros e sabonetes. O levantamento foi feito com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em março, o governo federal regulamentou o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. A lei que criou a iniciativa havia sido promulgada pelo Senado.

O Ministério da Saúde prevê investir 1R$ 130,3 milhões para combater a falta de acesso a produtos de higiene e a outros produtos necessários ao período da menstruação.

Outra meta é garantir os cuidados básicos de saúde e a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual. 3,6 milhões de mulheres podem ser atendidas.

Agência Brasil.


Bookmark and Share

0 comentários: