RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

À pedido: Nota de repúdio das comunidades Quilombolas de Canguçu.

 


Canguçu, 15 de maio de 2022                          Nota de Repúdio

As 16 Comunidades Quilombolas de Canguçu, juntamente com o Conselho Municipal  de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra deste mesmo município, vem por meio deste repudiar a realização e a publicação de atividades  pedagógicas, desenvolvidas pela Professora Denair Ortiz, na Escola  Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, com uma turma de crianças da Educação Infantil ,  atividades estas, que estimulam de forma sutil e cruel, a desigualdade racial, sentimento de  inferioridade do povo negro e a permanência do racismo estrutural, racismo este que tem afastado muitas crianças negras da escola.

Muitas crianças negras preferem realizar qualquer trabalho em casa, ao invés de irem para a escola. E as famílias confusas, de como agir, ao ver seus filhos chegarem da escola chorando e tendo muita resistência para retornar no dia seguinte, isto é confusas porque entendem e já vivenciaram esta carga discriminatória e excludente que muitos professores de diferentes escolas praticam através de suas atividades.    Práticas pedagógicas como estas causam um dano moral, identitário e psicológico nos alunos negros irreparável.

Pedimos que a Professora e a Escola respeitem  a luta do nosso povo negro e trabalhem a diversidade existente na escola, por acreditarmos que educação, respeito e dignidade são direito de todos.     

Nota-se que a referida publicação acentua as disparidades existentes nas escolas.    

Repudiamos também toda forma de negacionismo da existência deste racismo e as disparidades vigentes entre os profissionais negros e brancos dentro das escolas.

A ex-Secretária de  Educação Ledeci Lessa Coutinho também se solidariza com a nota.   

Aguardamos uma resposta das autoridades, e providências para que atos criminosos, como este não aconteçam nas escolas. Que a escola possa ser um ambiente de todos, assim como a implementação da Lei 10.639/2003 nas escolas municipais.

Assinado: Comunidades Quilombolas de Canguçu.


Confira também: Nota da Professora sobre este fato

Historiadora divulga nota sobre estes fatos

Leia também: Secretaria de Educação divulga nota 


Bookmark and Share

0 comentários: