RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

JOVENS APRENDIZES RURAIS:Para marcar o início de uma caminhada de oportunidade e protagonismo

Cerca de 150 jovens aprendizes do Instituto Crescer Legal participam de uma série de eventos nos meses de abril e maio com o objetivo de conhecer os parceiros do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. 

Abril 2022 – As atividades de 2022 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal já iniciaram, mas entre abril e maio os jovens aprendizes participantes terão um encontro com a diretoria do Instituto e com os parceiros que tornam possível as atividades. O momento, chamado de apresentação das turmas, será promovido nos sete municípios gaúchos que sediam as atividades do curso de gestão rural e empreendedorismo no contraturno escolar. 

 

Com a validação do Ministério do Trabalho, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural já beneficiou, desde 2016, 596 jovens rurais do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil, e é considerado pioneiro por proporcionar uma forma inovadora de aplicação da Lei de Aprendizagem em favor dos jovens do campo.  

 

Em 2022, além de estarmos ampliando nossa área de atuação para outros quatro municípios, voltamos à normalidade da nossa atuação presencial tanto das atividades diárias das turmas, como das visitas técnicas e viagens de estudo previstas, como a que já ocorreu à Expoagro Afubra. Depois de dois anos de restrições a esse contato mais próximo com os jovens, finalmente teremos um momento para estarmos juntos com os novos aprendizes e falar sobre as expectativas para esse ano que certamente será de muito aprendizado”, destaca o presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke. 

 

COMO FUNCIONA? – Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso de gestão e empreendedorismo no contraturno escolar com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelo Instituto Crescer Legal em suas comunidades – normalmente nas escolas em que estudam ou em sedes cedidas pelas prefeituras parceiras que também auxiliam com a alimentação e logística de transporte diário para viabilizar o atendimento dos adolescentes. 

 

Data 

Município (RS) 

Horário 

Local 

12 abril 

São Lourenço do Sul 

14 horas 

Comunidade São João de Campos Quevedos 

13 abril 

Canguçu 

14 horas 

Comunidade Evangélica Luterana Independente São João do Herval 

19 abril 

Passo do Sobrado 

14 horas 

Rua Gustavo Jorge Dettenborn, 121 – Ginásio junto à Secretaria Municipal de Educação 

20 abril 

Rio Pardo 

14 horas 

Auditório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), junto ao parque da Expoagro Afubra, Rincão Del Rey. 

04 maio 

Cerro Branco 

9 horas 

Escola Municipal Augusto Schulz - Arroio Bonito 

04 maio 

Paraíso do Sul 

14 horas 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Rodrigues Alves – Rincão da Boa Vista 

05 maio 

Progresso 

14 horas 

Comunidade São Pedro de Campo Branco 

 

 

RECONHECIMENTO – Iniciativa do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e suas empresas associadas no Brasil, o Instituto Crescer Legal tomou forma em 2015 e já conta com dois reconhecimentos nacionais pela inovação e pioneirismo em oferecer oportunidades para os jovens rurais. Em dezembro de 2020, foi homenageado na 17ª edição do Prêmio Innovare, na Categoria Justiça e Cidadania, pelo método inovador da aprendizagem profissional rural como alternativa no combate ao trabalho infantil. E em novembro de 2021, o Instituto conquistou o primeiro lugar no Prêmio Brasil Amigo da Criança, na categoria Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em reconhecimento às melhores práticas na promoção e fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes. 


Bookmark and Share

0 comentários: