Uma ação de extensão promovida por um professor do Departamento de Medicina Clínica, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tem causado estranheza. É o que o tema, “Construção do Reino de Deus”, não tem aparentemente nenhum objetivo acadêmico. Por isso, o Ministério Público Federal (MPF) enviou ofício à instituição cobrando explicações.
O MPF quer analisar se o seminário de 30 horas, na verdade, configura um projeto de doutrinação religiosa, o que é “incompatível com a universidade pública”. Segundo a denúncia enviada ao MPF, o resumo do evento divulgado no site da própria UFRN demonstra viés discriminatório ao considerar que os que não comungam dos princípios cristãos seriam, automaticamente, menos informados.
Para o MPF, num Estado laico como o Brasil, as políticas públicas não devem ser orientadas por denominações religiosas ou idealizadas para endossar convicções religiosas específicas.
#MPF #universidade #estadolaico #religião #políticaspúblicas #direito
#PraTodosVerem: imagem com fundo de ilustrações de pessoas de diferentes cores. Ao centro, retângulos azul e branco, sobreposto, com texto azul escrito "Universidade pública pode promover ação de extensão só para cristãos?"
0 comentários:
Postar um comentário