RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Canguçu presente no “1° Encontro Nacional de Conselheiros Tutelares” em Brasília

Conselheiro Tutelar Augusto Pinz representou o município.

Entre os dias 28 a 30 de março de 2022 ocorreu o I Encontro Nacional de Conselheiros e Conselheiras Tutelares do Brasil em Brasília, que contou com a presença de mais de 300 participantes. O evento foi organizado pelo Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos e entre os objetivos a proposta foi de compartilhar experiências exitosas, com o intuito de melhorar o atendimento de meninos e meninas em situação de violência e o debate sobre medidas de proteção e promoção de direitos.

Cada município poderia indicar um participante que teria a hospedagem e alimentação pagas pelo Ministério e o transporte deveria ficar a cargo das Prefeituras. Com isso os conselheiros não poderiam onerar os municípios com diárias. Representando Canguçu o Conselheiro Tutelar Augusto Pinz participou do evento e destaca a importância de encontros e qualificação para os conselheiros. “Momento único. Qualificação constante é muito importante aos conselheiros. A iniciativa é louvável. Conhecemos diversos programas que podem ser adaptados ao município e levamos o carinho e o respeito do Governo Federal para com os Conselheiros e Conselheiras do Brasil”, relata. “A troca de experiência, as diferentes realidades voltadas a proteção das crianças e adolescentes nos mostra caminhos e ações que nos permitem melhorar muito nosso atendimento. O conselho tutelar é um órgão de grande importância e este encontro reforça isso e nos dá mais ânimo”, completa. “O apoio da Prefeitura de Canguçu foi fundamental para participação mostrando o comprometimento com a proteção das nossas crianças e adolescentes”, finaliza Pinz.

Nos tópicos abordados, constou a proteção integral da criança e do adolescente; o papel da prevenção, da proteção e do enfrentamento às violações no desenvolvimento infantil; e o Conselho Tutelar e suas interações. A programação da reunião teve ainda atividades interativas com intercâmbio entre os conselheiros, mesas redondas para que os profissionais possam apresentar suas demandas e conhecer as ações do Governo Federal.

Segundo o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, a seleção dos participantes levou em consideração critérios objetivos. “Foram utilizados métodos transparentes de representatividade regional, levando em consideração dados do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA). Nós temos aqui aproximadamente 300 conselheiros dos 30 mil que temos no Brasil, então é 1% de todos os profissionais, é um privilégio”, acrescentou.

PRESENÇA DA MINISTRA DAMARES

A defesa da infância tem que ser pauta nº 1. Ou esse país cumpre a Constituição Federal, que criança e adolescente é prioridade absoluta, ou cumpre. Não tem opção B”. A fala da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, foi feita no encerramento do 1º Encontro Nacional de Conselheiros Tutelares, nesta quarta-feira (30), em Brasília (DF). O evento reuniu cerca de 300 profissionais que atuam na pauta da criança e do adolescente.

Durante a atividade, a ministra ressaltou a importância dos Conselhos Tutelares para o país. “São vocês que estão lá na ponta, com essa garra, segurando tudo. Sem vocês nada disso seria possível. Eu vou pedir que não baixem a guarda, não parem, não desanimem. Nenhum passo atrás. Não se intimidem, a criança é o nosso bem maior. Mesmo diante das dificuldades, fiquem firmes, vocês são muito necessários”, pediu.

Ainda no evento, Damares enfatizou entregas importantes do ministério, como a criação da Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica), a disponibilização de mestrado gratuito, capacitações e a equipagem de conselhos.

Acabamos de vir de Minas Gerais, onde anunciamos a entrega de 770 veículos para Conselhos Tutelares, de Direitos da Pessoa Idosa e de Promoção da Igualdade Racial, ainda em 2022. É o Governo Federal lembrando de quem mais precisa”, acrescentou.



Bookmark and Share

0 comentários: