RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Morre vereador Sidnei Fagundes


Pelotas está em luto. Morreu às 7h da manhã desta quinta-feira (10/02/22) o vereador Sidnei Fagundes (PT), aos 62 anos. Protagonista de lutas e conquistas pelas pessoas com deficiência, Sid, como era conhecido, estava internado desde o último dia 20 de janeiro na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), onde buscava recuperação de um grave acidente de trânsito ocorrido na avenida Adolfo Fetter. O velório, ainda sem horário definido, será realizado na Câmara de Vereadores. A pedido do parlamentar, as cinzas devem ser depositadas no estádio Bento Freitas, do Grêmio Esportivo Brasil.

Sid sofria de osteogênese, uma doença rara chamada popularmente de “ossos de vidro” e era usuário de cadeira de rodas. Ao longo de sua trajetória, notabilizou-se como um militante pela inclusão das pessoas com deficiência em todos os ambientes da sociedade. Foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades e vice-presidente do Conselho Estadual, defendendo a efetivação de leis municipais e estaduais de acessibilidade, entre elas a garantia de veículos de transporte coletivo com acesso a cadeirantes e a oferta de horários de ônibus intermunicipais para pessoas com deficiência que precisam de tratamento na capital do Estado."

"Além da militância pela autonomia dos quase 40 mil pelotenses com deficiências físicas, Sid sempre manteve envolvimento com a política. trabalhou como assessor da vereadora Miriam Marroni (PT) no começo dos anos 2000 e, depois, coordenou o escritório regional da petista enquanto atuou como deputada estadual. No entanto, sempre manteve o trabalho social e o desejo de tornar-se vereador para levar suas pautas ao Legislativo. Disputou o cargo por três vezes, ficando em duas delas como suplente. Na última eleição, em 2020, obteve 1.065 votos e realizou o desejo de ser o primeiro vereador usuário de cadeira de rodas de Pelotas.

Logo que assumiu o cargo, sua primeira reivindicação passou a ser o reforço pela necessidade de contratação de intérprete de Libras para garantir inclusão e acessibilidade às sessões da Câmara. Recentemente, também apresentou projeto de lei em que propunha o uso de câmeras nos fardamentos e nas viaturas da Guarda Municipal.

 Relembre

Sidnei conduzia seu veículo adaptado até a praia do Laranjal na tarde do dia 20 de janeiro quando sofreu uma convulsão e perdeu o controle da direção. O carro atravessou a pista e bateu frontalmente com outro veículo que circulava no sentido oposto. Atendido rapidamente pelo Samu, ficou internado na UTI do HUSFP, onde passou por várias cirurgias."

*Diário popular*

Por: Cíntia Piegas.

SEGUNDA MORTE NA LEGISLATURA

Este é o segundo Vereador que morre nesta legislatura.  O primeiro foi Paulo do sítio  - PSDB - que morreu vítima de covid.

O primeiro suplente do DEM, Ademar Ornel,  também morreu ano passado de covid-19.


Bookmark and Share

0 comentários: