RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Encontro contra intolerância reuniu bom público

O Movimento Canguçu Contra a Intolerância Religiosa realizou seu primeiro encontro na última sexta-feira (21) Dia Nacional de Combate à Intolerância. O encontro ocorreu na praça central e contou com grande número de praticantes de religião de afrobrasileira, especialmente Umbanda, quando ocorreu homenagem ao Orixá Oxóssi.









No sincretismo com os Santos Católicos Oxóssi é lembrado como São Sebastião e por isso sua data é 20 de janeiro. Em outras regiões do Brasil, especialmente na Bahia, o santo referente a Oxóssi e São Jorge.
Com reunião de várias casas de religião e frequentadores aconteceu uma gira - nome dado a liturgia Umbandista dos Cultos - de Caboclos e Pretos Velhos com atendimentos e passes energéticos de limpeza para os presentes. Ao final foi distribuído bolo doado pela participante Quelen Lemos.
Com o sucesso do encontro- totalmente gratuito, sem nenhuma verba pública, já está sendo estudada nova atividade em breve.
"Ações serão realizadas para trazer ainda mais esclarecimentos sobre Umbanda, Quimbanda e Cultos de Nação para que chegue até a comunidade a beleza, pureza e paz trazidas por estas práticas, que são do bem e não fazem mal como algumas pessoas por medo ou desconhecimento propagam", destacou Augusto Pinz, Umbandista, um dos organizadores. 
Um dos grandes mitos das religiões de matriz africana é a figura de Exu. E nós próximos encontros também será tratado este tema.


Bookmark and Share

0 comentários: