RSS
email

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Policia desarticula desvio de remédios na farmácia municipal de Pelotas

 1ª DP Pelotas desarticula esquema que desviava medicamentos da Farmácia Municipal de Pelotas

A Polícia Civil, através de investigação da 1ª DP Pelotas, deflagrou  na manhã desta sexta-feira (9) a operação HIPERTROFIA. Na ação foram presas cinco pessoas por desvio de medicamentos da Farmácia Municipal. Ainda, foram cumpridos 13 mandados de busca em endereços ligados ao grupo, bem como na Farmácia Municipal do Município.

 O grupo se associou criminalmente para desviar um tipo específico de remédio controlado de alto custo, que depois era revendido no mercado paralelo da cidade. 

Segundo inicialmente apurado,   foi criado procedimento administrativo falso para o recebimento de Somatropina (GH) em nome de uma criança que não necessitava da medicação. A partir daí, ficou constatado, somente neste único processo, a liberação de mais de 2640 caixas do remédio, totalizando um prejuízo de R$ 316.800,00

"A funcionária forjou um pedido de medicamento para uma criança saudável e cadastrou a própria sobrinha como responsável pela retirada. A familiar da servidora municipal repassava a medicação para outro suspeito que fazia a venda no mercado paralelo."

Durante a investigação, identificou-se situação ainda mais grave, com a comprovação de desvio do medicamento em processos administrativos legais, nos quais as crianças que realmente necessitavam da medicação não a recebiam. 

A investigação policial durou cerca de seis meses e ao todo foram cumpridos treze mandados de busca e hapreensão em endereços ligados aos suspeitos, em uma Academia e também na Farmácia Municipal.  

Os investigados devem responder pelos crimes de inserção de dados falsos no sistema, peculato, tráfico de drogas e associação para o tráfico.

DP PELOTAS_RS


Bookmark and Share

0 comentários: