RSS
email

Cresol Canguçu/RS

Cresol Canguçu/RS

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Vivenda dos Eucaliptos

Vivenda dos Eucaliptos

Programa coloca Canguçu no mapa do empreendedorismo gaúcho

Fruto de parceria entre o Sebrae RS e a Prefeitura Municipal, Cidade Empreendedora irá fomentar ações em sete eixos

‘‘Nossa ideia é construir um ambiente de crescimento e desenvolvimento dos negócios junto com quem fomenta o empreendedorismo’’. Assim o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro, resume o objetivo do município ao aderir ao Programa Cidade Empreendedora. Desenvolvida no Rio Grande do Sul desde 2019, a iniciativa será conduzida ao longo dos próximos dois anos e tem como objetivo a transformação local de cidades gaúchas a partir de um robusto planejamento de quatro eixos centrais de atuação: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora.

A assinatura do contrato ocorreu no último dia 07/10, em reunião que celebrou os 57 anos da Azonasul – Associação dos Prefeitos da Região Sul. Em Canguçu, a visão empreendedora dos agentes públicos foi além, e o programa contará ainda com três eixos complementares que também darão sustentação às ações necessárias para a aceleração do desenvolvimento do município: Plano municipal de desenvolvimento, Plano de Mercado e a valorização das empresas locais.

Pegoraro destaca a visão ampla que o programa é baseado, ressaltando, por exemplo, a atenção aos jovens - no caso do Eixo Educação Empreendedora - e à cadeia produtiva das empresas locais que serão beneficiadas por meio de um trabalho intenso capitaneado pela secretaria da Fazenda, em especial, no que tange a preparação para participarem de licitações públicas. ‘‘É responsabilidade do Poder Público tratar da questão econômica, de infraestrutura e desenvolvimento social, saúde e educação. E para que estas políticas públicas avancem é fundamental o desenvolvimento econômico. Neste sentido, o Sebrae RS é um grande parceiro incentivador do empreendedorismo", acrescenta.

Realizado em diversas localidades do Rio Grande do Sul, o Cidade Empreendedora visa engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção das políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. Em seu primeiro eixo central - Liderança -, agentes de desenvolvimento do município participam de cursos, formações e consultorias direcionadas com o objetivo de desenvolver a liderança pública. A orientação para otimizar processos como o de abertura de empresas é o foco do eixo Desburocratização. Compras Governamentais dispõe de soluções para concessões simplificadas e favorecidas aos pequenos negócios nas licitações públicas. Finalmente, o quarto e último eixo, Educação Empreendedora, busca fomentar e oferecer, por meio de oficinas e formações, conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação para professores e estudantes.

Saiba mais em cidadeempreendedora.sebraers.com.br.


Bookmark and Share

0 comentários: