RSS
email

Cresol Canguçu/RS

Cresol Canguçu/RS

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Vivenda dos Eucaliptos

Vivenda dos Eucaliptos

Médico Quilombola atende no hospital de Canguçu-RS

Esteve atendendo no Pronto Socorro Municipal de Canguçu, nos dias 21 e 22 de Outubro de 2021, o médico Quilombola  Daniel Miranda, oriundo da comunidade Quilombola do Serrote, localizada no interior de Pernambuco, a qual conta com aproximadamente 1200 habitantes. É neto de agricultores e filho de professores, os quais sempre acreditarem no estudo como ferramenta de transformação. Ingressou na Universidade Federal de Pelotas em 2015, pelo Processo Seletivo Específico para Indígenas e Quilombolas, sendo o primeiro Processo Seletivo Específico na UFPEL, que foi construído com a participação das lideranças das comunidades Quilombolas de Canguçu, que hoje vê Daniel com muito orgulho atuando e ressalta a importância das políticas afirmativas, que tem feito a diferença na vida do povo Negro e Quilombola.  

Doutor Daniel destaca: "Tenho orgulho em dizer que sou o primeiro quilombola formado em medicina pela UFPel. Espero poder contribuir com a população e com o meu povo que tanto lutou para que eu pudesse chegar até aqui. Que muitos outros quilombolas também possam ter a oportunidade de ingressar em uma universidade e sejam ferramenta de transformação em suas comunidades. Gratidão a todas a lideranças dos quilombos de Canguçú e região que batalharam por essas  vagas".

Dr Daniel e a servidora do HCC, também quilombola, Helen.

Vale ressaltar que em Canguçu temos a primeira advogada Negra e Quilombola formada pela Universidade Federal de Rio Grande, Madaliza dos Santos Nascente, oriunda da Comunidade Maçambique no terceiro distrito de Canguçu, também pelo processo específico desta Universidade. Segundo a Coordenadora de Etnias Maica Ferreira é uma luta árdua, mas que cada vez nos motiva e nos incentiva a continuar lutando quando a gente vê estes resultados.

Em 2015 na Ufpel.  Foto: Arquivo


Bookmark and Share

0 comentários: