RSS
email

Cresol Canguçu/RS

Cresol Canguçu/RS

PASTELARIA PAZ

NOVANET

Augusto Pinz

Governo Federal enaltece projeção do FMI de 5,3% no PIB

 Em relatório publicado nessa quarta-feira (22/9), o Fundo Monetário Internacional (FMI) manteve a projeção de crescimento de 5,3% para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2021. A expectativa de expansão é a mesma de documento divulgado em julho, mas representa um avanço de 1,6 ponto percentual em comparação com a previsão de abril.


Na publicação, o Fundo explicou que o desempenho econômico do país tem sido melhor que o esperado graças, em parte, à forte resposta política das autoridades, além de ressaltar que o PIB recuperou seu nível pré-pandemia ainda no primeiro trimestre de 2021 e que o ímpeto segue favorável, apoiado pelo crescimento robusto do crédito ao setor privado.

Para 2022 e 2023, as estimativas são de 1,9% e 2%, respectivamente. "Um mercado de trabalho em melhoria e altos níveis de poupança familiar apoiarão o consumo e, à medida que as vacinações continuarem, a demanda reprimida por serviços presenciais retornará", diz a publicação.

O Fundo prevê ainda que a inflação deve apresentar uma queda contínua até o final de 2022, enquanto seus diretores executivos elogiaram as autoridades brasileiras pela resposta decisiva à Covid-19 com ações que reduziram significativamente a gravidade da rescisão de 2020 e "preparou o cenário para uma forte recuperação em 2021".

Fonte: Fundo Monetário Internacional


Bookmark and Share

0 comentários: