RSS
email

Cresol Canguçu/RS

Cresol Canguçu/RS

PASTELARIA PAZ - EM BREVE NOVIDADES

NOVANET

Augusto Pinz

Ubiratan Rodrigues assume cadeira na ACANDHIS

O radialista e Vereador Ubiratan Cardoso Rodrigues assumiu uma cadeira na Academia Canguçuense de Historia (ACANDHIS) na sexta-feira (23) em cerimônia híbrida. 

O Acadêmico Ubiratã Rodrigues assume  a cadeira Número 20 cujo Patrono é Ten. Cel. Theófilo de Souza Mattos. Ocupada anteriormente pelo inesquecível Acadêmico  Moacyr Pereira de Mattos.


Ubiratan Cardoso Rodrigues            
              Nasceu em 07 de fevereiro de 1960, na cidade de Canguçu – RS. Filho de Moacir Borges Rodrigues, pecuarista e Nair Cardoso Rodrigues, professora. Nos primeiros anos foi criado na localidade rural de Passo das Pedras perto do Posto Branco, no primeiro distrito de Canguçu.
              Em 1967 inicia os estudos no interior de Piratini no Cancelão, no então Colégio República Riograndense de Piratini até a quarta série. Já em 1972 começou a estudar nos Irmãos Andradas, depois Escola Estadual João de Deus Nunes. Desde muito cedo mostrou interesse por livros e pela comunicação. Já na adolescência estudou na Escola Técnica Estadual Canguçu, como sempre mostrou gosto pela cultura gaúcha, participando ativamente neste meio. Foi fundador e Patrão do CTG Cancela da Querência, entidade que ainda existe na ETEC. 
              Começou a trabalhar em 1975 como atendente de veterinária no comércio de seu tio Sadir Borges Rodrigues. Em seguida teve outros trabalhos como no antigo supermercado Rancho, do Sr. Milton Pereira, entregava gás em uma bicicleta pela cidade, mais tarde trabalhou com Jaques Oliveira sendo seu primeiro assessor. Mas foi no ano de 1979 que entrou no meio da Comunicação em Canguçu, tendo forte talento para o Rádio. Como radialista da Rádio Cultura apresentando alguns programas como o ‘Anoitecer nos Pampas’ e ‘Cevando o Amargo’.  Em 1981 já na Rádio Liberdade apresentou programas ‘Tribuna Piratiniense’, ‘Galpão da Liberdade’, ‘Informativo Liberdade’, ‘Galpão da Liberdade’ este juntamente com o Sr. Raul Silveira, também ‘Manhã Especial’, ‘ A noite é da Cidade’, ‘Rodeio dos Tapes’ e ‘Manifesto Gaúcho’. Foi colunista de jornais da época como ‘ O Canguçu’ e ‘ A Notícia’, onde escrevia sobre variedades, política e tradicionalismo. Sempre anticonvencional por excelência dizendo o que pensava, agradasse ou não.
             Sempre atuou como voluntário em diversas atividades, apresentador da CIENA por mais de vinte anos, campanhas do agasalho, meio ambiente, projetos de plantação de árvores e limpeza urbana, eventos de lazer para a Comunidade, como os inesquecíveis Carnavais de Rua, que acontecia em frente ao Clube Harmonia. No CTG Sinuelo esteve sempre ao lado como grande colaborador desta Entidade. Participou da Primeira Cavalgada do Piquete O Vanguardeiro e em tantas outras. Casou-se no ano de 1983 com Arilza Soares Rodrigues com quem tem quatro filhos Guarani Soares Rodrigues, Maiara Soares Rodrigues, Mariana Soares Rodrigues e Maria Eduarda Soares Rodrigues. Também é pai de Filipe Kahe da Silva Rodrigues. 
             Sua participação na política começa no ano de 1988 onde elege-se vereador pelo PDT, onde  assumiu a Presidência da Casa no ano de 1990 quando da promulgação da Lei Orgânica do Município, foi reeleito em 1992. No ano de 1996 foi candidato a prefeito, em 2000 participou ativamente da eleição de Odilon Mesko, onde sua ideia de criação de uma Secretaria de Turismo, Esportes, Indústria e Comércio foi acatada e então foi criada a mesma , a qual fomentou diversos projetos esportivos como a Pista Atlética ao lado do Ginásio, atuação no projeto do Parque Turístico Nossa Senhora da Conceição, inclusive descobrindo a arte do Sr. Cassiano de Canoas o qual esculpiu a imagem de nossa Padroeira, retorno do Festival Nativista Canto dos Cardeais, Carnaval de Rua dentre muitos outros projetos, que por oito anos promoveu lazer, esporte e cultura na cidade. No ano de 2008 elegeu-se vereador pelo Progressistas e em 2012 participou da Candidatura da chapa do Joaquim Nunes o Papança sendo o vice nesta composição. Já em 2016 elegeu-se novamente vereador e em 2020 reelege-se outra vez onde atualmente exerce suas funções legislativas e radiofônicas, sempre dando voz ao povo no Rádio e na Câmara.

Bookmark and Share

0 comentários: