O deputado federal gaúcho e ex-ministro Osmar Terra (MDB) foi ouvido na CPI da COVID-19 no Senado Federal na terça-feira (22). Em depoimento cercado de expectativa e polêmicas ele repetiu informações equivocadas, como fez durante todo o ano de 2020, sendo questionado fortemente por Senadores.
Em um dos trechos, por volta de 06 horas de depoimento, ele foi indagado sobre sua atuação quando foi Secretário Estadual de Saúde no estado do RS e esteve no comando da batalha contra a pandemia do vírus H1N1. Questionado sobre a falta de medicação específica e como foi o tratamento. Ele lembrou do pânico que se formou na época. "Era um vírus que matava em uma semana, apesar de ser menos contagioso", destacou.
Terra falou sobre o fechamento das escolas naquela época, a exemplo do que aconteceu em 2020 e se mantém neste ano por conta do Coronavírus. Terra disse que em 2009 terminado mês de Julho as escolas estavam fechadas e o Governo do Estado reabriu as escolas com demonstração de que o contágio não era maior nas escolas. Neste momento ele citou Canguçu:
"Ai eu quero citar uma coisa que eu acho que é importante, aqui, para os Senadores ouvirem: Um Prefeito veio falar comigo que não ia reabrir as escolas da cidade dele. Eu vou dar o nome da cidade. Canguçu. Ele disse que não ia reabrir as escolas. Eu disse "Mas por que Prefeito?"Eu levei epidemiologistas, infectologistas para reunir com os Prefeito. Eu não vou reabrir, Secretário, porque a única coisa que pode mostrar que eu estou preocupado com a saúde da população é manter a escola fechada. Se eu reabrir vai parecer que eu não estou dando mais bola para saúde da população. Então é essa mentalidade que tá atrás, inclusive, dessa questão, do lockdown e da quarentena, um pouco é isso também de mostrar que está fazendo alguma coisa e que na prática, um ano dá pra ver isso, não teve efeito nenhum, 500 mil mortes será que isso é resultado positivo do lockdown e quarentena que os governadores promoveram? Eu não acho", disse.
O vídeo com a fala circulou em grupos de whatsapp do município como se a fala fosse do atual Prefeito, o que não é verdade como mostra o conjunto do depoimento do depoimento.
PREFEITO VINÍCIUS PUBLICA COMUNICADO SOBRE O FATO
O atual prefeito de Canguçu, Vinícius Pegoraro (MDB) usou as redes sociais para divulgar o vídeo e fazer esclarecimentos. Confira:



0 comentários:
Postar um comentário