RSS
email

Cresol Canguçu/RS

Cresol Canguçu/RS

PASTELARIA PAZ - EM BREVE NOVIDADES

NOVANET

Augusto Pinz

Ministério Público do RS promove a Semana da Adoção

 No Brasil, atualmente, 2.032 crianças e adolescentes estão aptos a serem adotados, enquanto há mais de 33 mil pretendentes, conforme dados do Sistema Nacional de Adoção. No Rio Grande do Sul, são 316 crianças e adolescentes disponíveis para em torno de 4 mil pretendentes. A conta não fecha, em parte pela preferência por um perfil que não é o da maioria dos acolhidos. Falar sobre o assunto é necessário, e o Ministério Público do RS promove a Semana da Adoção, de 24 a 28 de maio, com lives transmitidas pelo canal do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPRS (Ceaf) no YouTube (https://abre.ai/ceafmprs).

Celebrado em 25 de maio, o Dia Nacional da Adoção foi criado para incentivar reflexões e conscientização acerca de um dos direitos mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA): a convivência familiar e comunitária. Com esse objetivo, também durante o mês de maio, vamos mostrar aqui pessoas que tiveram as suas vidas ressignificadas por este ato de amor que é a adoção.

Hoje, contamos a história da Simone Uriartt, filha por adoção da Sônia e do Ari, apoiadores na constante reflexão sobre a sua reconstrução de vínculos com a família biológica. Ela optou por usar a sua trajetória pessoal como inspiração para ajudar a construir uma cultura de adoção mais inclusiva.

Atualmente co-gerencia as atividades do Projeto Adoção Tardia @adocaotardia, iniciativa que busca mudar o discurso sobre adoção e a percepção sobre crianças e adolescentes acolhidos, além do mestrado em design estratégico com foco em processos de desenvolvimento de políticas públicas na TU Delft na Holanda.

Nessa jornada pessoal e profissional, o que mais a motiva é acreditar que é possível transformar e expandir o sistema de assistência social para que o acolhimento institucional e a adoção sejam medidas extraordinárias.

Confira a programação da Semana da Adoção:

24/05, às 10h: Projetos de Acolhimento

25/05, às 10h: Dia Nacional da Adoção – Ressignificando Vidas

26/05, às 19h: Acolhimento Familiar

27/05, às 19h30: Papo Legal – Conversa com os Acolhidos (transmissão restrita)


Bookmark and Share

0 comentários: