RSS
email

Cresol Canguçu/RS

Cresol Canguçu/RS

NOVANET

Pega Firme na Prevenção Canguçu!

Augusto Pinz

Mais de 4 mil canguçuenses já foram vacinados contra a Covid-19

Cerca de 39 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas, sendo necessárias 78 mil doses da vacina

Assim como no restante do Estado e do país, a vacinação contra a Covid-19 segue de forma gradativa em Canguçu, conforme as doses vão sendo recebidas pelo município. Até agora, 4.084 unidades já foram aplicadas. Cerca de 39 mil pessoas ainda precisam ser imunizadas, sendo necessárias 78 mil doses.

De acordo com a enfermeira Vanise Silva Nunes, responsável técnica pelo Posto de Saúde Central de Canguçu, conforme as doses são recebidas pelo Estado, elas vão sendo aplicadas, obedecendo a resolução da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB/RS). Até agora, já foram imunizados os seguintes grupos: profissionais de saúde, idosos com mais de 75 anos, idosos que vivem em instituições, indígenas e agentes funerários. 

O processo de vacinação ocorre seguindo todas as normas técnicas de proteção, em formato drive thru, no Ginásio Municipal de Esportes, com data marcada. Para moradores do interior, são enviadas doses para as Unidades de Saúde das localidades. Também há equipes volantes fazendo a vacinação de pessoas acamadas.

Conforme Vanise, existe previsão de chegada de novas unidades na próxima semana. “A imunização de toda nossa população vai depender do recebimento da vacina, pois equipes para aplicar as doses nós temos”, afirma. No entanto, mesmo para as pessoas que já foram vacinadas, a enfermeira salienta que manter os cuidados é fundamental: “Toda população, mesmo imunizada, necessita manter as medidas de proteção, como uso do álcool gel, máscara e não se aglomerar. Somente com a proximidade de 100% da população brasileira vacinada, poderemos pensar em aliviar as regras de proteção, mas isso vai demorar. Eu penso que alguns costumes não vão sair mais da nossa rotina, como uso de máscara e do álcool gel, a exemplo do que já ocorre em alguns países”, observa a enfermeira.

Para o secretário municipal de Saúde de Canguçu, Luciano Bertinetti, o desafio, agora, é manter as normas sanitárias de prevenção, até as 78 mil doses, necessárias para vacinar toda a população (39 mil habitantes ainda precisam ser imunizados), cheguem à cidade. “Hoje, o município já disponibiliza o valor de R$ 1 milhão e está preparado para a aquisição de vacinas assim que isso for liberado pelo governo federal”, afirma.

Esse esforço, para Bertinetti, é necessário para devolver uma sensação de normalidade à população e para desafogar os serviços de Saúde. “A vacina é esperança. Ela traz a tranquilidade de podermos um dia voltar à convivência social, que tanto nos faz falta. Embora a gente saiba que, até isso acontecer, devemos manter o distanciamento social, o uso da máscara e do álcool gel. Isso é o que nos garante a distância do vírus”, enfatiza o secretário.

Secretário municipal de Saúde, Luciano Bertinetti, afirma que o desafio é manter as normas sanitárias de prevenção até que as doses para vacinar toda a população cheguem à cidade / Divulgação

De acordo com a enfermeira Vanise Silva Nunes, responsável técnica pelo Posto de Saúde Central de Canguçu, o município dispõe de equipes para fazer a imunização / Divulgação


Bookmark and Share

0 comentários: