RSS
email

Cresol Canguçu/RS

Cresol Canguçu/RS

NOVANET

Pega Firme na Prevenção Canguçu!

Augusto Pinz

2021 começa com dois nascimentos em ambulâncias da Ecosul

Partos ocorreram dentro das viaturas de Resgate da concessionária neste domingo(3) em Canguçu e Rio Grande

A vida tem pressa. O ano começa com a história de dois bebês que nasceram hoje(3) nas ambulâncias de Resgate da Ecosul, em diferentes locais do Polo Rodoviário Pelotas. Um menino que veio ao mundo no km 139 da BR-392, em Canguçu, e uma menina, que nasceu a poucos passos do Hospital da FURG, em Rio Grande. Ambos chegaram antes do tempo, mas trazendo esperança e alegria para os profissionais de saúde que protagonizaram as histórias.

As dores nas costas que Jaiane Martes da Rosa sentiu no sábado(2) a tarde eram o prenúncio. Moradora do interior do Canguçu, imaginou que as 35 semanas de gestação ainda iriam mais longe, até acordar na madrugada de hoje(3) com fortes contrações. Arrumou rapidamente a mala e, acompanhada do marido Romário e familiares, e rumaram a caminho do Pronto Socorro. No km 169 da BR-392, logo que deixaram para trás as estradas de chão e encontraram o asfalto, a bolsa estourou. Eram 7h53 quando o esposo acionou o apoio através do telefone do Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária. Imediatamente uma ambulância do Serviço Médico e Resgate (SMR) se deslocou ao encontro da família. Percebendo a angustia, os socorristas Huilson Morales e Alex Cavalheiro agiram rapidamente, com as instruções do médico pelo sistema de rádio. O pequeno Welington nasceu no  km 139 da BR-392, com 2,2 quilos e trazendo muita alegria para a pequena plateia que acompanhou a chegada da vida no meio da estrada. Logo após os protocolos iniciais, a equipe conduziu a mãe e o bebê ao Hospital de Canguçu, onde passam bem. “Nunca imaginei que aconteceria isso comigo, mas foi muito emocionante”, declarou a mãe.


O plantão da noite de sábado(2) estava calmo, segundo a socorrista Fabiana Ferrari Allend, até que a equipe da base do Capão Seco, na BR-392, recebeu um pedido de auxílio. Um casal se deslocava pela RS-471, na proximidade da Reserva do Taim, seguindo para Rio Grande. A gestante, com 39 semanas, estava com fortes contrações. A equipe da SMR se deslocou até o km 26 da BR-392 para aguardá-los. Assim que Fabiana encontrou a paciente e colocou-a no interior da ambulância a bolsa rompeu. A orientação era de leva-la até a Santa Casa de Rio Grande, mas ao chegar lá, a equipe de plantão disse que não poderiam recebe-la. A indicação foi de buscar apoio no Hospital da FURG, que fica próximo. Novamente a impossibilidade de atender a gestante. Foi então que Fabiana percebeu que não havia mais tempo a esperar e fez o parto na ambulância. A menina nasceu nas primeiras horas de domingo(3) e logo chorou, transformando o momento de tensão em comoção. Há três anos trabalhando na equipe da SMR, Fabiana fez o seu primeiro parto nesta madrugada. “Na nossa área de saúde, em meio a tantas coisas difíceis, trazer a vida é realmente um maravilhoso começo de ano”, finaliza.



Foto: O pequeno Welington que nasceu na BR-392, em Canguçu, com o auxílio da equipe da SMR da Ecosul



Bookmark and Share

0 comentários: