RSS
email

Braga Celulares

Cresol Sul Canguçu/RS

Cresol Sul Canguçu/RS

NOVANET

Nutricionista Jaine Lopes

ANTIGA USINA DE CANGUÇU!

Há 87 anos Canguçu recebia luz elétrica.

Em 31 de dezembro de 1933 foi inaugurada a luz elétrica em Canguçu e sobre o assunto a Revista dos 200 anos de Canguçu, na sua página 79, traz detalhes transcritos do jornal Diário Liberal de Pelotas, datado de 3 de janeiro de 1934.

Diz a matéria que para o evento veio uma caravana da cidade de Pelotas presidida pelo Coronel Augusto de Assunção como representante do General Flores da Cunha e que, após banquete e homenagens, foi cortada a fita inaugural da tão sonhada Usina pelo Coronel Joaquim Assunção. O Prefeito na época, Conrado Ernani Bento, feliz e cheio de orgulho, ligava a chave geral trazendo a tão sonhada “Luz Elétrica” à Canguçu.

Ainda está registrado na mesma Revista o valor da instalação da luz elétrica, com um custo à municipalidade de 200 contos de réis, tendo seu motor funcionado cerca de 20 anos sem apresentar grandes problemas.

Sabe-se que prestaram seus serviços a Usina Municipal Antônio Casarin, João Escursione, Fritz Mirch, José Gonzales e Albério Rick, entre outros. Esta era a famosa luz que desligava a meia noite, mas esta já é outra história…

Créditos da Imagem: Arquivo fotográfico do Museu Municipal Capitão Henrique José Barbosa

Bookmark and Share

0 comentários: