RSS
email

Cresol Canguçu/RS

Cresol Canguçu/RS

NOVANET

Pega Firme na Prevenção Canguçu!

Augusto Pinz

Projeto reforça papel do SUS em ações de saúde de caráter preventivo e precoce.


O Projeto de Lei 5088/20 altera a lei que criou o Dia Nacional da Saúde – celebrado em 5 de agosto – para obrigar o Sistema Único de Saúde (SUS) a reforçar medidas de incentivo ao cuidado preventivo e precoce em saúde. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O projeto determina que a data deverá ser usada pelo poder público para divulgar e disseminar cuidados preventivos e precoces desejáveis para manter uma vida saudável, e obriga os ministérios da Saúde e da Educação a organizarem e realizarem eventos, como palestras, seminários e campanhas, e a produzirem e divulgarem, nos meios de comunicação, material educativo sobre diagnóstico e cuidados preventivos e precoces disponíveis na rede pública de saúde.

Prevenção e cura
Autor do projeto, o deputado Giovani Cherini (PL-RS) explica que o principal objetivo é ampliar o enfoque preventivo no SUS. “Um programa tão abrangente e ambicioso – maior sistema público universal e gratuito do mundo - é muito difícil de administrar e, principalmente, de financiar”, observa Cherini. “Uma saída para minorar esse problema é direcionar esforços para a medicina preventiva, onde comprovadamente o mesmo montante de investimento dá retorno muitas vezes maior que na medicina curativa”, conclui.

Atualmente, a Lei 5.352/67 já estabelece como finalidades do Dia Nacional da Saúde promover a educação sanitária da população e despertar nela a consciência para o valor da saúde.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Bookmark and Share

0 comentários: