RSS
email

Braga Celulares

Cresol Sul Canguçu/RS

Cresol Sul Canguçu/RS

NOVANET

Nutricionista Jaine Lopes

Canguçuense assume Auditoria Interna na usina de Itaipu

 Aos 39 anos, 20 deles como empregado da Itaipu, o administrador Vinicius da Silva Pereira assume o maior desafio de sua carreira na empresa: chefiar a Auditoria Interna da margem brasileira (AI.BR). Desde a última sexta-feira (2) ele substitui Armando Júlio Mora Guerra, que se aposentou.

Gaúcho de Canguçu, Vinicius é graduado em Administração (Uniamérica), pós-graduado em Auditoria, Controladoria e Perícia Contábil (Universidade Dinâmica das Cataratas - UDC) e mestre em Administração (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Antes da incursão ao mundo da administração, formou-se como técnico em Eletromecânica (Centro Federal de Educaç


ão Tecnológica - Cefet-RS) – e foi justamente este conhecimento a sua porta de entrada para a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo.

Em 2000, foi admitido na Itaipu como técnico na Superintendência de Manutenção (SM.DT), onde trabalhou por sete anos. Em 2007, por processo seletivo interno, ingressou na AI.BR, exercendo a função de auditor e, mais tarde, de supervisor de auditoria. Nesses 13 anos na área, aprofundou os conhecimentos e se destacou, ao ponto de ministrar aulas de pós-graduação nas disciplinas de Auditoria e de Controladoria, pela UDC, em Foz do Iguaçu e em Medianeira.

Em julho deste ano, obteve uma certificação internacional (Certified Internal Auditor) que, na sua avaliação, reforça o alinhamento da Auditoria Interna com as melhores práticas internacionais de governança corporativa. “A certificação dos demais auditores e também da área de Auditoria Interna estão entre os nossos objetivos para os próximos anos”, afirma.

Vinicius reconhece que substituir Armando será um grande desafio, mas, com a ajuda da equipe e dos demais gestores da empresa, admite: está preparado. “Temos uma equipe de auditores muito capacitada e também um corpo gerencial na entidade que conhece e valoriza o trabalho da Auditoria Interna”, ressalta. “Esses fatores contribuem para o êxito do nosso trabalho e para os ótimos resultados da nossa Itaipu.”

A Auditoria Interna

Na Itaipu, a Auditoria Interna trabalha com equipes binacionais, formadas por auditores brasileiros e paraguaios, que atuam de forma totalmente integrada. Seis equipes lidam simultaneamente na avaliação de diferentes processos empresariais, em ambas as margens, sendo três sob supervisão brasileira e três sob supervisão paraguaia. Nessa dinâmica, a Auditoria Interna, periodicamente, avalia processos em todas as unidades organizacionais da entidade e nas suas fundações.

A Auditoria Interna passou por grandes transformações nos últimos anos, se modernizou e buscou o alinhamento com as melhores práticas de governança, deixando de ser um órgão apenas fiscalizador e passando a atuar com foco na melhoria dos processos empresariais, contribuindo efetivamente para o alcance dos objetivos da Itaipu. “Esse novo papel da Auditoria, atuando algumas vezes até mesmo como consultoria, eleva a responsabilidade dos auditores e exige o seu desenvolvimento profissional contínuo”, afirma Vinicius.


Bookmark and Share

0 comentários: