RSS
email

Braga Celulares

Cresol Sul Canguçu/RS

Cresol Sul Canguçu/RS

NOVANET

Nutricionista Jaine Lopes

Lançada Frente Parlamentar em defesa das Apaes

Em cerimônia realizada na tarde desta sexta-feira (28), em ambiente virtual, a Assembleia Legislativa lançou a Frente Parlamentar em Defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais - Freapaes. O requerimento de registro da Frente foi assinado por 40 deputados. O órgão será presidido pelo deputado Paparico Bacchi (PL).

Conforme o parlamentar a Frente tem como objetivo levar ao conhecimento das autoridades governamentais e da sociedade gaúcha as necessidades das Apaes e dos profissionais que se dispõem a realizar o trabalho junto às pessoas com necessidades especiais. Além disso, Paparico indicou que a Frente terá como um dos seus focos as famílias das pessoas especiais. "É a família quem dá o suporte para as pessoas com deficiência. Devemos apoiá-las com recursos, mas também com muito calor humano", destacou.

O deputado, que é pai de dois filhos especiais, contou sua trajetória político-administrativa relacionada à busca de recursos para a saúde e hospitais. Ele disse que no Rio Grande do Sul há mais de 720 mil pessoas com algum tipo de deficiência.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ernani Polo (PP), elogiou a grandeza da iniciativa do deputado Paparico Bacchi em buscar ações integradas com o movimento apaeano e reconheceu o esforço das Apaes na assistência às pessoas com deficiência. Ele garantiu que a Freapaes terá todo o apoio da presidência do parlamento gaúcho.

O presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto, mencionou que estado atuam 202 Apaes que atendem mais de 60 mil pessoas diretamente, abrangendo 200 mil indiretamente. Para ele, a Frente pode intensificar o debate sobre inclusão social e contra a discriminação das pessoas com deficiência, e auxiliar no diálogo com a sociedade para estabelecer políticas públicas de suporte às famílias de pessoas especiais.

A vice-presidente do Conselho Estadual das Pessoas com Deficiência (Coepede), Jussara Muller de Assis, também manifestou esperança de que a Frente Parlamentar possa contribuir com o trabalho na promoção dos direitos das pessoas com deficiência, através da elaboração de legislação atualizada.

O secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, ratificou o compromisso do governador Eduardo Leite de encaminhar para a Assembleia Legislativa, no mês de setembro, o projeto denominado Lei Gaúcha da Acessibilidade e Inclusão. Entre outras ações de sua pasta, o secretário destacou a interiorização da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders).
© Agência de Notícias

Bookmark and Share

0 comentários: