RSS
email

Braga Celulares

Cresol Sul Canguçu/RS

Cresol Sul Canguçu/RS

NOVANET

Nutricionista Jaine Lopes

Morre o político e professor Sanchotene Felice

ao meio-dia deste domingo, em Porto Alegre, o professor e político José Francisco Sanchotene Felice, 84 anos de idade. Ele estava internado desde 8 de maio no Hospital Mãe de Deus em virtude de uma pneumonia, e, posteriormente, sofreu com complicações neurológicas.
Sanchotene durante visita a Canguçu. Foto: Augusto Pinz

Economista, sociólogo, educador, administrador público, Sanchotene Felice atuou a partir dos anos 80 na política. Foi eleito pela primeira vez como deputado Estadual em 1987, período em que assumiu a secretaria da Administração do Governo Pedro Simon e, na segunda em 2003-2004, quando renunciou para assumir a Prefeitura de Uruguaiana. Ele permaneceu no cargo entre os anos de 2005-2012.

Como deputado estadual foi autor da Lei dos Transplantes de Órgãos, da lei que delimita as áreas de lazer, desporto e pesca na orla marítima gaúcha, conhecida como Lei do Surfe, da Lei do Menor, que previa estímulos às empresas que empregassem menores carentes e da lei que determina a vacinação contra a rubéola. 

Sanchotene também foi presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor entre os anos de 1975-1979. Na Febem (atualmente, Fase), aumentou de 6,5 mil para 76 mil o número de menores carentes atendidos, idealizando projetos pioneiros em todo país, como os Lares Vicinais, Centros de Bem-Estar e Profissionalização Rural.

Felice era Doutor em Ciências Econômicas e Livre Docente em Sociologia do Desenvolvimento e professor da UFRGS (Graduação) desde 1961 e também foi Pró-Reitor Acadêmico da UFRGS, por várias vezes. Ele era casado com a psicóloga Elisabete Brettas Felice e deixou três filhos: Isabel Marília (Tina), Pedro Ênio e Laura, além de netos. As homenagens fúnebres iniciam às 15h e o sepultamento acontece às 17h, no Cemitério João XXIII, em Porto Alegre. 

Em nota, o prefeito Ronnie Mello lamentou a morte de Sanchotene Felice e decretou luto oficial de três dias no município. (Coreio do Povo)

Sanchotece esteve em Canguçu no ano de 2013 palestrando aos vereadores do município. Clique aqui para relembrar

Bookmark and Share

0 comentários: