RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Cresol Sul Canguçu/RS

Cresol Sul Canguçu/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

NOVANET

Somos + Canguçu

Locais específicos para atendimento, mais profissionais e novas ambulâncias reforçam serviço de Saúde em Canguçu na pandemia

Coronavírus exigiu medidas para adequar estrutura e proteger população e profissionais que atuam no combate à doença
Crédito: Plural Comunicação Integrada/Prefeitura de Canguçu

O novo momento vivido em função do Coronavírus exigiu medidas por parte do município de Canguçu para o enfrentamento da pandemia.
Diversas ações foram implementadas para reforçar e estruturar o serviço de Saúde, permitindo o atendimento adequado à população.
Uma das primeiras ações foi a estruturação de locais específicos para atender pessoas com suspeita de Covid-19. Pensando na segurança de quem busca atendimento nas unidades de Saúde, o Pronto Atendimento Municipal, o Postão, tornou-se a referência para pacientes adultos que apresentam sintomas gripais. Já o Posto Central foi adequado para receber crianças que estão com gripe ou resfriado.
Para o secretário de Saúde de Canguçu, Eliézer Jorge Timm, a reserva de duas unidades para casos suspeitos de contaminação por Coronavírus é uma medida de segurança. “Assim, não misturamos os públicos, mantemos uma organização e conseguimos oferecer maior proteção tanto para os profissionais de Saúde, como para a população que busca atendimento neste período de pandemia”, salienta.
Também pensando no enfrentamento da doença e na não disseminação de casos, a equipe de Saúde do município foi reforçada para garantir o atendimento da população. Um médico foi contratado para suprir a demanda de profissionais que tiveram de ser afastados por estarem no grupo de risco. Além disso, duas técnicas de Enfermagem foram contratadas e outros técnicos foram realocados para trabalharem especialmente na vacinação da H1N1. Conforme o secretário de Saúde, a contratação de mais profissionais tem o objetivo de evitar aglomerações e possíveis contaminações nos locais em que são aplicadas as vacinas.
Outro reforço na Saúde veio por meio de novas ambulâncias. Há dois meses, o município fez a compra de duas ambulâncias tipo B, que fazem o transporte pré-hospitalar de pacientes com risco de vida. A destinação do recurso para a compra, vindo de emenda parlamentar, foi acelerada, assim como o emplacamento. “Fizemos um esforço para que os veículos pudessem estar disponíveis neste período de maior necessidade de transporte de pacientes”, destaca o prefeito de Canguçu, Vinicius Pegoraro.
Além das duas novas ambulâncias, nos últimos três anos, toda a frota da Saúde foi renovada, de acordo com o prefeito. Hoje são cinco veículos, sendo uma ambulância Samu, com menos de três anos de uso para atender a população. “Essa estruturação nos favorece neste momento de maior necessidade em função da pandemia”, reforça Pegoraro.

Bookmark and Share

0 comentários: