RSS
email

Braga Celulares

Cresol Sul Canguçu/RS

Cresol Sul Canguçu/RS

NOVANET

Compre em Canguçu

Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Hoje é um dia marcante para usuários e profissionais dos serviços de Saúde Mental, o dia 18 de maio marca, no Brasil, o dia Nacional da Luta Antimanicomial, movimento que compõe a luta em prol dos direitos dos usuários e familiares a uma atenção digna dos serviços de saúde, através de ações que buscam uma atenção mais humanizada, somada à reabilitação psicossocial.


O Movimento faz lembrar que, como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade, acesso a moradia, saúde, educação, trabalho e renda, modificando assim condutas de exclusão e preconceitos, reafirmando o respeito às diferenças.
“POR UMA SOCIEDADE SEM MANICÔMIOS”, com este lema, a Data busca a desinstitucionalização de pessoas com sofrimento psíquico, realizando o tratamento fora dos hospitais psiquiátricos, os chamados manicômios ou hospícios, propondo auxílio emocional de profissionais qualificados que fazem parte de uma rede de apoio social. Em nosso município a rede de saúde mental é composta pelos serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviço de Atenção a Saúde Mental (SASME) e nosso Hospital de Caridade de Canguçu (com leitos habilitados para tratamento em saúde mental).
É preciso que tenhamos sensibilidade em considerar transtorno mental como algo que pode acontecer a qualquer um, em qualquer família e em qualquer classe social. Transtornos mentais são patologias psíquicas (como depressão, ansiedade, entre outras, por exemplo) as quais possuem tratamentos e direitos como qualquer patologia clínica, portanto “TRANCAR NÃO É TRATAR”.
“TRANCAR NÃO, ACOLHER SIM!”

Júlia Taroco Bezerra
Psicóloga, ASM
CRP 07/25347
Texto publicado na página do Hospital de Caridade de Canguçu (HCC).

Bookmark and Share

0 comentários: