RSS
email

Braga Celulares

Cresol Sul Canguçu/RS

Cresol Sul Canguçu/RS

NOVANET

Nutricionista Jaine Lopes

MINI VEREADORES CONHECEM ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Na última quarta-feira, dia 11, a Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu promoveu uma visita dos mini vereadores a Porto Alegre a fim de conhecerem a Assembleia Legislativa do RS, acompanhados dos funcionários da Câmara e responsáveis, os mini vereadores conheceram o Plenário Vinte de Setembro que é sede do Parlamento Gaúcho, local onde são realizadas as sessões e votados os projetos de leis estaduais.


Uma funcionária da Assembleia guiou os visitantes através de alguns pontos que fazem parte do patrimônio estadual. Começou mostrando o Solar dos Câmara, um prédio histórico cultural que é mantido pela Assembleia desde 1981, e fora a casa da tradicional família Correia da Câmara que teve como moradores o primeiro governador do estado, José Feliciano Fernandes Pinheiro; um dos militares mais importantes do estado que defendeu as fronteiras do RS - mais conhecido como General Câmara - e denominado como José Antonio Correia da Câmara; além do primeiro reitor da PUC-RS e incentivador das universidades no país, professor Armando Pereira Corrêa Câmara. Durante sua fala, a guia levantou questões importantes, para as crianças pensarem, a fim de conscientizar a respeito de temas como o racismo e machismo carregados na história do prédio que não aceitava uma casa ter só moradoras mulheres e que tratava os escravos como se fossem animais.
O primeiro ponto foi o Jardim Frontal que possui uma belíssima paisagem natural e é decorado com as mais diversas espécies de plantas - trazidas pelos visitantes políticos, generais e nobres da época. Passaram pelo Salão José Lewgoy que era o local onde aconteciam os eventos sociais da casa como batizados, velórios, noivados. E, também, conheceram o quarto e o antigo Salão de Refeições que possuía uma arquitetura bastante peculiar por apresentarem muitas pinturas e precária iluminação. O ponto alto do passeio foi o Plenário Vinte de Setembro em que os mini vereadores ocuparam as cadeiras dos deputados e tiraram diversas fotos.


Bookmark and Share

0 comentários: