RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

NOVANET

Emenda parlamentar para campanha "Abrace a Catedral"

Deputado Daniel Trzeciak destinou 100 mil reais à Catedral São Francisco de Paula; verba garantirá o restauro da Capela Senhor dos Passos e colunas do templo.

O deputado federal, Daniel Trzeciak (PSDB), anunciou hoje(13) a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 100 mil reais para obras de restauro da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, em Pelotas. A verba integra o orçamento da União de 2020, e será utilizada na recuperação da Capela Senhor dos Passos, além de duas, das 14 colunas que sustentam o templo. O evento foi conduzido pelo Padre Luis Boari, pároco da Catedral, que destacou a importância do gesto do deputado, e explicou a origem da campanha “Abrace a Catedral”, uma iniciativa que tem o objetivo de estimular a comunidade (empresas, pessoas físicas ou jurídicas) a "adotarem" o restauro das 14 colunas do templo. “A emenda estará dando impulso à comunidade, nesta ideia de “abraço” às colunas, dando visibilidade ao restauro destas, que sustentam esse grande bem, patrimônio de todos”, observou Boari. Segundo Trzeciak, o templo é um marco histórico e cultural da região, e precisa ser valorizado. "Trazer esse recurso para Pelotas é o papel de um parlamentar que tem compromisso com a cidade, e precisamos preservar nosso patrimônio histórico", declarou.

A capela do Senhor dos Passos, no hall de entrada da igreja, será completamente restaurada. Segundo a arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, existe uma peculiaridade, já que é o único espaço da igreja que não foi pintado pelos italianos Aldo Locatelli e Emílio Sessa. “O autor das pinturas é um artista local, o artista plástico, Júlio dos Anjos, que ainda atua dando cursos de desenho na cidade”, destacou. A obra contemplará uma recuperação completa, incluindo o piso, as paredes e a coluna anexa à capela. “É um trabalho minucioso que vai desde a limpeza das escaiolas, preenchimento, nivelamento e acabamento em um processo artesanal e de muito cuidado”, ressalta a arquiteta. O ato contou com a presença de representantes da Comissão de Restauro da Catedral, equipe da Perene Patrimônio Cultural, imprensa e convidados.

ABRACE A CATEDRAL – A campanha é uma iniciativa da Comissão de Restauro da Catedral e tem o objetivo de estimular a comunidade- empresas, pessoas físicas ou jurídicas -, a "adotarem" o restauro das 14 colunas do templo. O restauro das colunas passa por um detalhado processo de recuperação da escaiola e estuque, através de técnicas artesanais, manuseadas por restauradores habilitados. Uma das colunas é subsidiada por recursos coletivos. A comunidade terá uma urna á disposição, onde colocará o valor desejado em um envelope, com seu nome. Todas as 14 colunas terão o nome de seu(s) “padrinhos” destacados. A ideia é despertar o espírito de pertencimento e preservação do patrimônio artístico, cultural e religioso da igreja frente à sociedade. Desde o ano passado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou o templo e outros prédios, declarando o Conjunto Histórico de Pelotas como patrimônio material, pela importância que possui para a história do país.

Bookmark and Share

0 comentários: