RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

NOVANET

Produção de cereais e oleaginosas deve crescer 5% na safra 2019/20


Segundo análise da DATAGRO, lucratividade bruta com o plantio de soja no próximo ciclo ainda penderá para o lado positivo para a maior parcela dos produtores

A produção brasileira de cereais e oleaginosas deve chegar a 259,689 milhões de toneladas na safra 2019/20, aponta a primeira estimativa da DATAGRO para o novo ciclo. Caso a previsão se confirme, representará alta de 5% sobre o volume da temporada anterior, destaca o analista-chefe de grãos da DATAGRO, Flávio Roberto de França Júnior. A área plantada deve se situar em torno de 65,213 milhões de hectares, avanço de 3,1%, considerando a mesma base de comparação.

“O sentimento é positivo, embora aberto à possibilidade de ajustes nos próximos levantamentos”, diz França Júnior, que elenca algumas preocupações, entre as quais que: os preços internacionais não são exatamente empolgantes, os custos de produção estão mais altos em função do câmbio, o crédito público ficou mais curto no que diz respeito ao montante a juros controlados e a iniciativa privada pode restringir financiamentos, devido a possível alta da inadimplência.

De acordo com o analista-chefe de grãos da DATAGRO, em relação ao clima, a tendência que a safra se desenvolva sob o impacto da neutralidade – sem a ocorrência dos fenômenos El Niño ou La Niña.

Lucratividade da soja

Segundo França Júnior, a lucratividade bruta com o plantio de soja na safra 2019/20 ainda penderá para o lado positivo para a maior parcela dos produtores.

“No geral, a percepção é que a combinação das variáveis que determinam a lucratividade bruta, definida como a relação entre a receita obtida e o custo de produção levam a esta previsão, embora em amplitude talvez um pouco menor na comparação com o ciclo anterior, e de forma heterogênea entre as diversas regiões produtoras.”



Bookmark and Share

0 comentários: