RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Medicina da UFPEL e da UCPEL realizam trote solidário

A cidade de Pelotas recebe, nesta sexta-feira (29) e no sábado (30), as atividades da primeira etapa do Trote Solidário 2019, uma iniciativa do Simers, por meio do seu Núcleo Acadêmico. A campanha envolverá cerca estudantes de Medicina da UCPel e da UFPel. As ações incluem doação de sangue pelos alunos e arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza em diversos supermercados. (Confira abaixo a programação)

O Trote Solidário busca engajar a comunidade em uma ação solidária convocada pelos futuros médicos. O objetivo é combater a violência nos ritos de recepção aos novos universitários. Neste ano, o Trote Solidário irá envolver 19 faculdades de Medicina do Estado. Além de Pelotas, as atividades ocorrerão em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Canoas, Santa Maria, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Erechim e Uruguaiana.


Na edição de 2018, houve um crescimento de 30% nas doações de sangue: foram 947, que beneficiaram aproximadamente 4 mil pessoas (cada bolsa pode ajudar até quatro pessoas). Na arrecadação de alimentos não-perecíveis, foram 56,8 toneladas, um crescimento de 60%. Os donativos foram encaminhados ao Banco de Alimentos e beneficiaram mais de 113 mil pessoas. Na primeira etapa do ano passado, foram 70 doações de sangue e arrecadados quase 4.700 quilos de alimentos em Pelotas.

O Diretor de Projetos Especiais do Simers, Vinícius Souza, ressalta que o Trote Solidário busca dar uma alternativa à violência, ao assédio e à humilhação dos trotes "sujos” que marcam negativamente um dos momentos mais importantes da vida do estudante. “O Trote Solidário é um atestado de que empatia, solidariedade e pensar no próximo são sentimentos e ações inerentes ao comportamento humano e contagiosas, que devem sempre ser estimuladas e valorizadas, sendo capazes de provocar mudanças imensas na sociedade”, afirma.

A campanha – Desde 2008, o Trote Solidário é uma parceria com as universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano no Estado, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). No ano seguinte, arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil. Durante todas as edições do Trote Solidário foram alimentadas mais de 432 mil pessoas com arrecadação de alimentos e mais de 18 mil vidas receberam doações de sangue.

Confira a programação de Pelotas:
Universidade participante: UFPel e UCPel
Datas: 29 de março (bancos de sangue) e 30 de março (coleta de alimentos)

COLETA DE SANGUE
·        Santa Casa - Praça Piratinino Almeida, 53 – Centro. Telefone: (53) 3284-4703. Horário: de segunda à sexta, das 8h às 16h
·        Hemopel - Av. Bento Gonçalves, 4.569 – Centro. Telefone: (53) 3222-3002. Horário: de segunda à sexta, das 8h às 18h

COLETA DE ALIMENTOS
·        BIG Areal - Av. Presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 2.300
·        Nacional – Rua Lobo da Costa, 1.251
·        Nacional – Calçadão General Osório, 656
·        Nacional – Rua Gonçalvez Chaves, 2.810
·        Nacional – Rua Barão Azevedo Machado, 600
·        Peruzzo – Rua Adolfo Fetter, 1.380 (estrada do Laranjal)
·        Guanabara – Rua Dom Pedro II, 1.155

Bookmark and Share

0 comentários: