RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Universidade Gratuita em Canguçu continua na pauta do Executivo

Desde 2010 polo é anunciado como possibilidade para Canguçu

No dia 19 de dezembro Canguçu recebeu a visita do representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério de Educação, João Franco da Silva Neto.

A visita se deu com a finalidade de avaliar e monitorar as estruturas da Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC) para verificar a viabilidade de implantar um Polo UAB na unidade.

Segundo o vice-prefeito e Secretário de Educação, Esportes e Cultura Cledemir Oliveira (Professor Fininho), o representante do MEC ficou satisfeito com a estrutura do Polo, e adiantou que, ocorrendo tudo certo com os demais documentos, o Município de Canguçu poderá já em 2019 receber cursos de Graduação e Pós graduação de pelo menos 117 Instituições de Ensino, entre Universidades Federais, Institutos Federais e Universidades Estaduais.

Para o secretário, a boa notícia é “um sonho distante, de anos, que está se tornando realidade”

O QUE É O SISTEMA UAB?

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País".

O sistema fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, e apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.

PREFEITURA TAMBÉM ESTEVE PERTO DO POLO EM 2010
O anúncio da possibilidade de um polo do sistema UAB em Canguçu é lembrado de tempos em tempos por gestores municipais. Em 2010 a possibilidade também parecia muito forte e acabou não se concretizando, mostrando que o projeto não é novo.

Segundo informações de um blog (Acesse aqui) da Secretaria da Educação, na época, os mesmos fatores já eram apontados como favoráveis: " Fatores como excelente estrutura local em termos de espaço físico e conexão à internet bem como fácil acesso à cidade e o interesse da população por cursos superiores como matemática, química, física e agricultura familiar levaram a Secretaria de Educação do RS, por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente do Rio Grande do Sul, após análise das condições técnicas, a indicar Canguçu para o CAPES/MEC para que venha a ser um polo da UAB/RS". 

Bookmark and Share

0 comentários: