RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

Morada das Figueiras

São João Encomendas

NOVANET

PREFEITO SUGERE DESCONTO DE 25% NO IPTU

Após os protestos da população, pressão dos meios de comunicação transformando Canguçu em “capital nacional de aumento de IPTU” e projeto de lei apresentado pelos 7 vereadores que votaram contra o aumento, reduzindo o valor do aumento em até 90%, o Prefeito municipal encaminhou projeto de lei, através da Mensagem Executiva Nº 010/2019, propondo um desconto de vinte e cinco por cento para todos os contribuintes, que efetuarem o pagamento do imposto dentro do exercício financeiro competente (31/12/2019). No mesmo projeto o prefeito abre possibilidade de recurso para os contribuintes que julgarem que o valor venal atribuído ao seu imóvel esta acima do valor de mercado. 
Uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores foi convocada para segunda-feira (28/01) às 09h00 para analisar a matéria.


Ficou evidenciado que a pressão exercida pela população e meios de comunicação, surtiram efeito, embora o percentual de desconto, ainda esteja muito abaixo do esperado pela população.
Outro fato que gera especulação na comunidade é posição dos oito vereadores que votaram inicialmente a favor do aumento e mantiveram esta mesma posição contrariando a vontade popular, quando da tramitação do projeto de iniciativa popular, em relação a mudança repentina de posição do prefeito, após todo o desgaste que sofreram junto a população.

MOBILIZAÇÃO NAS REDES SOCIAIS
Nas redes sociais, em especial no Facebook e no aplicativo WhatsApp vários grupos se formaram para debater o tema e manter posição contrária ao aumento abusivo do imposto no município. Em um dos grupos surgira idéias de mobilização em frente a Câmara e até confecção de adesivos como forma de pressionar para redução do valor.
Em uma das imagens que circulam na rede os canguçuenses sugerem não pagar o imposto até modificação na forma de cobrança dos valores.
A movimentação já assusta o Executivo que esperava aumentar sua arrecadação e o fato parece ser o contrário, até o momento com a impossibilidade de pagamento por parte de grande volume da população.




Bookmark and Share

0 comentários: