RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Tchê Parque

As cooperativas de crédito são confiáveis?

As cooperativas de crédito são organizações existentes há mais de um século. No Brasil, elas são mais conhecidas na região Sul, por conta da colonização dessa área do país. Os imigrantes alemães, holandeses, italianos e poloneses já trouxeram a prática do cooperativismo na bagagem e implementaram em nosso país.

Esse tipo de organização é capaz de fornecer tudo o que uma empresa ou pessoa física precisa para administrar suas finanças. Capital de giro, folha de pagamento, consórcios, empréstimo, conta garantida e muito mais.

A eliminação da burocracia e a possibilidade de dar voz ativa aos cooperados são alguns dos pontos que evidenciam a importância das cooperativas de crédito para o mercado atual.

Interessou-se sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo e entenda a importância das cooperativas de crédito para o crescimento do mercado.

Afinal, o que é uma cooperativa de crédito?
Uma cooperativa de crédito é uma instituição financeira constituída pela associação de pessoas com o objetivo de prestar serviços financeiros exclusivos aos seus cooperados. Pode-se dizer, inclusive, que eles são donos e usuários da organização, sendo parte integrante da gestão e utilizando seus produtos e serviços.

É possível dizer que os usuários encontram nas cooperativas os principais serviços fornecidos pelos bancos: abertura de conta corrente, cartão de crédito, empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

O principal diferencial é que as cooperativas são instituições financeiras sem fins lucrativos. Todo o lucro obtido, que é conhecido como “sobra”, é repartido entre os cooperados, proporcionalmente à quantidade de operações que cada um realiza. Obviamente, caso ocorram prejuízos, estes também serão repartidos entre os membros.

É válido destacar que os cooperados podem participar das reuniões e assembleias, tendo poder de voto independentemente da sua cota de participação no capital social. Fantástico, não é mesmo?

Por fim, é interessante destacar que as cooperativas de crédito são supervisionadas pelo Banco Central, ao contrário de outras subdivisões do cooperativismo, como transporte e educação.

Como é o seu funcionamento e quais serviços são oferecidos?
O funcionamento das cooperativas de crédito se assemelha ao funcionamento de um banco comercial. Entretanto, existem algumas diferenças consideráveis. Veja quais são elas a seguir.

Igualdade para todos
As cooperativas de crédito são um tanto quanto democráticas. Todos os membros são considerados donos e o Conselho de Administração é formado por cooperados eleitos em uma Assembleia Geral. Cada integrante possui seu voto, de mesmo peso dos demais.

Desenvolvimento local
Outra diferença importante é que as cooperativas buscam o desenvolvimento do local onde estão. O desenvolvimento da região é um dos aspectos que evidenciam a importância das cooperativas de crédito.

Acesso fácil ao crédito
O acesso fácil ao crédito é mais uma característica desse tipo de organização. As taxas de juros cobradas são mais baixas que as aplicadas pelos bancos comerciais. Além disso, o processo é menos burocrático e moroso, se tornando mais eficiente.

Serviços bancários
Como já destacado anteriormente, as cooperativas prestam os mesmos serviços que as instituições bancárias, se tornando uma alternativa interessante aos comerciantes. Serviços como empréstimos, conta corrente, cartão de crédito, emissão de talões de cheque e tantos outros podem ser realizados de maneiras mais simples.

Como elas são capazes de aumentar a capacidade de crédito?
Suponha que você esteja querendo expandir os negócios, aumentando a produção de sua empresa. Infelizmente, você está encontrando dificuldades para conseguir um financiamento individual, junto a um banco.

Uma alternativa interessante para sanar esse problema é utilizar as cooperativas de crédito. Assim, será possível diminuir a burocracia do processo e obter os recursos financeiros necessários.
Qual a vantagem de contar com uma cooperativa de crédito?
A principal vantagem de se contar com uma cooperativa de crédito é que os cooperados são donos que podem participar das reuniões com voz ativa, fazendo valer suas ideias e opiniões. Contudo, existem outras vantagens do ponto de vista financeiro e pessoal.

As cooperativas oferecem taxas de juros mais baixas e, ainda, é possível encontrar algumas que não cobram pela realização de alguns serviços (emissão de talões de cheque, realização de transferências e cadastros, entre outros). Aquelas que cobram por esses serviços, aplicam preços inferiores aos praticados pelos bancos.

O atendimento também merece destaque, uma vez que o cooperado é visto como um dono e não um simples cliente. Além disso, ele realizará negócios em uma organização que devolverá juros e tarifas pagas a mais do que o devido, por conta do rateio das sobras. Pode-se dizer que o pagamento poderá ser realizado por meio de dinheiro ou pela aquisição de mais cotas, dependendo da decisão da Assembleia.

Uma das vantagens mais importantes são os rendimentos, superiores aos de mercado. O cooperado pode aplicar sua reserva financeira na cooperativa, sob a forma de depósito a prazo. Os rendimentos geralmente são superiores aos existentes no mercado financeiro.

Além do mais, a cooperativa conta com isenção de tributos, não sendo obrigada a recolher impostos de depósitos compulsórios, aumentando a taxa de retorno a seus cooperados.

As cooperativas de créditos são confiáveis?
Devemos lembrar que os clientes de bancos comerciais possuem seus investimentos e seu dinheiro garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Esse fundo tem por objetivo proteger os correntistas, investidores, poupadores e outros tipos de clientes de uma eventual quebra dos bancos. Assim, é assegurado o recebimento de um valor máximo de R$ 250.000,00.

Obviamente, com as cooperativas de crédito não seria diferente. O FGcoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito) garante o mesmo valor, de R$ 250.000,00, a toda pessoa física e pessoa jurídica que seja membro de uma cooperativa.

É certo dizer que esse tipo de organização é uma alternativa interessante para o crescimento do mercado, principalmente pela possibilidade de desenvolvimento local e pela eliminação da burocracia de empréstimos, financiamentos e outros serviços. Esses são os principais pontos que evidenciam a importância das cooperativas de crédito.

Agora que você já entendeu a importância das cooperativas de crédito para o crescimento do mercado, clique no banner e nos conte como podemos te ajudar!

Bookmark and Share

0 comentários: