RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Tchê Parque

EFASul com inscrições abertas até 01/08/18

Fundada em 2016 com o objetivo de trabalhar a realidade vivenciada pelos alunos no meio rural, a Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASul), de Canguçu, oferece aulas do curso técnico integrado em Agroecologia. Agora, prepara-se para ofertar turma do curso técnico pós-médio.
Utiliza a pedagogia de alternância. O aluno passa uma semana em casa, a outra na escola. Assim, aplica as técnicas da sala de aula em sua prática no meio rural, enquanto traz para a escola uma visão de quem conhece como as coisas funcionam no campo. Tudo isso, acompanhado relatórios para manter as experiências documentadas. A escola conta com o respaldo do IFSul, como uma espécie de campus avançado.

Serão 25 novas vagas. As inscrições abrem nesta quinta-feira (26) e encerram-se em 1º de agosto. Elas devem ser feitas na Associação Escola Família Agrícola da Região Sul, no Cetac, na rua João de Deus Nunes, 200, em Canguçu.
Segundo a coordenadora pedagógica do curso, Patrícia Lovatto, não terá como pré-requisito que o aluno viva no meio rural, apenas que tenha alguma proximidade.
O edital está disponível no link bit.ly/EFAsulDP. O novo curso terá duração de 18 meses, mantendo o regime de alternância. Além do IFSul, a UFPel, a Furg, a Emater e a Embrapa estão entre os parceiros da EFASul, segundo a coordenadora. Eles colaboram tanto com a troca de experiências como também fornecendo pessoal, como pesquisadores, extensionistas e os docentes que aplicam o curso.

Do popular à ciência
“A realidade do jovem rural mudou muito.” Cléo de Aquino Ferreira, presidente da associação comunitária e diretor da escola, reconhece que a vida no campo está, cada vez mais, diferente da vivenciada em um passado recente. A chegada da tecnologia e o êxodo dos jovens fazem muitos deles acabar não tendo conhecimento dos detalhes básicos da propriedade da qual são herdeiros. Por isso, a EFASul tem esta proposta de aproximar as aulas da realidade de casa. (Diário Popular)

Bookmark and Share

0 comentários: