RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Dr.Laureano

O bem e o mal

            É importante saber que existem e buscar distinguir o bem do mal, e que este não procede de Deus. Nunca confundir um com o outro, pois às vezes, o que parece ser bom, pode não ser assim, e o que pensamos ser ruim, pode ser algo muito favorável. 
O capítulo III de A gênese, os milagres e as predições segundo o Espiritismo tem o título acima, possuindo os seguintes subtítulos: Origem do bem e do mal; O instinto e a inteligência; Destruição dos seres vivos uns pelos outros. 
Tudo o que procede de Deus é infinitamente sábio, justo e bom, como os Seus atributos. Não há ser algum, como o mitológico satanás, fadado ao mal. O homem, embora destinado ao bom proceder, é que, por ter a liberdade de agir, por exageros instintuais ou por descontrole de paixões, pode deixar de fazer o que deve e fazer o que é inconveniente para si e para outros, mas certamente recomeçará e trilhará na senda do bem. O Espiritismo explica que não há o que diz o maniqueísmo. Também, há flagelos naturais, que o homem não pode evitar, mas consegue poupar-se das consequências deles com os conhecimentos e a previdência. 
Como é natural evitar sofrimentos e buscar bem-estar, a dor é o aguilhão que impele para frente, na senda do progresso, pela necessidade de evitá-la ou de eliminá-la. Nas questões 532, 663 e 785 de O livro dos Espíritos, consta que nem sempre o que parece ser um mal o é e que mesmo do que o homem julga sê-lo pode decorrer o bem, como da guerra, conforme questão 744 desse mesmo livro. A destruição dos seres vivos uns pelos outros também é deste tipo.
Os instintos em si são providenciais e para o bem. “É guia seguro, que nunca se engana; a inteligência, pelo simples fato de ser livre, está, por vezes, sujeita a errar.”
“Se o bem e o mal existem, você pode escolher. É preciso saber viver.” Para usufruir, criar e praticar um; poupar-se, evitar e superar outro, compreendendo-os, convém ter presente que existem o bem e o mal.
Fonte: Texto de Mario Luiz de Farias – Professor do IFSUL, articulista e palestrante espírita. 
Programa Terceiro Milênio – a visão espírita para uma nova era
TVC – Canais 14 Net e 2 Blue – Segundas-feiras às 17:30h e Domingos às 20hs. 
Rádio Tupanci AM 1250 kHz – Sextas-feiras às 21h.  On-line: www.radiotupanci.com.br 
Rádio Com 87.9 FM de Piratini – Sextas-feiras às 12h – On-line: www.radiocomfm.com
Rádio Portal Sul 87.9 FM de Pedro Osório – Sábados às 12:30h – On-line: radioportalsulfm.com.br
Rádio Concórdia 98.5 FM – Sábados às 12h – On-line:  https://www.radios.com.br/aovivo/radio-concordia-985-fm/49661


Bookmark and Share

0 comentários: