RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

Pedro Pereira critica rebaixamento de Hospitais de Pequeno Porte

Os Hospitais de Pequeno Porte (HPP) do Estado, existentes em 86 cidades, estão sendo transformados em Pronto Atendimento de Urgências, após uma decisão publicada através da Portaria nº 64/2018 da Secretaria Estadual da Saúde (SES). A determinação do Governo do Estado, está causando indignação e preocupação nos prefeitos desses municípios. O assunto foi discutido na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (16). 
O deputado Pedro Pereira (PSDB) é médico há 35 anos e criticou o Governo do Estado que, segundo ele, pouco fez pela saúde dos gaúchos. “Ao invés de fechar leitos e rebaixar o perfil desses hospitais, o Estado e a União deveriam investir, com mais recursos para a área. Os Hospitais regionais estão lotados e não conseguem atender os seus moradores. Eu tenho a certeza, que se houvessem investimentos nos pequenos hospitais, dando boas condições para o atendimento ao paciente, resolveria 80% dos casos de saúde no próprio município e não sobrecarregaria os grandes”, declarou. 
O parlamentar tucano também parabenizou os prefeitos que investem recursos de outras áreas na Saúde. “Sabemos que a emenda 29, diz que a União deveria repassar 10%, o Estado 12% e os municípios 15%. Na realidade a União repassa em torno de 5%, o Estado menos que 10% e os municípios em torno de 30%. Se não fosse isso, com certeza muitos desses hospitais estariam fechados. Por isso, prefeitos, considero vocês como grandes heróis e heroínas” salientou.
Texto: Rafael Ribeiro / Jornalista MTE 17665
Foto: Guerreiro / Agência ALRS

Bookmark and Share

1 comentários:

Anônimo disse...

Demagogo