RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Dr.Laureano

Canguçu sedia 3ª Festa do Arroz Agroecológico

Na sexta-feira (25/05), o Assentamento Renascer sediou a 3ª Festa do Arroz Agroecológico de Canguçu. Resultado da parceria entre Grupo de Produtores de Arroz Agroecológico, Emater/RS-Ascar e Escola Estadual de Ensino Médio Oziel Alves Pereira, representada por professores e alunos, o evento recebeu mais de 100 agricultores familiares do município.

A Festa do Arroz Agroecológico é marcada no calendário da comunidade do Assentamento Renascer não só para celebrar a colheita, mas para difundir e divulgar a viabilidade técnica e econômica da produção, como explica a extensionista rural da Emater/RS-Ascar de Canguçu, Rosemeri Berguenmaier de Olanda, que fez parte da organização do evento. “Pretende-se, além de festejar a colheita, demonstrar que é possível produzir o arroz e outros cereais com base na agroecologia, viabilizando economicamente as famílias”, enfatizou Rosemeri.

Na mística de abertura, foi retratada a importância do Rio Camaquã e a preocupação com a conservação das águas. Por ocasião da atividade, a equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Canguçu realizou oficinas aos estudantes e professoras da Escola Oziel, utilizando o arroz como base dos produtos elaborados. Os participantes puderam aprender o passo a passo de receitas culinárias, sabonete caseiro e adubos biofertilizantes.

Dados da Emater/RS-Ascar revelam um interesse crescente dos produtores locais pelo arroz agroecológico. O cultivo no Assentamento iniciou em 2015, com três agricultores semeando 32 hectares. Na safra de 2016/17, 14 agricultores investiram na atividade, cultivando 137 hectares e, já na safra atual 2017/2018, os 14 agricultores cultivaram 180 hectares.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Pelotas

Bookmark and Share

0 comentários: