RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Dr.Laureano

Programa Novos Rurais inicia nova turma em Canguçu

Iniciativa do Instituto Souza Cruz em parceria com a ETEC forma jovens empreendedores e acelera a criação de negócios inovadores no campo

O Instituto Souza Cruz e a Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC) irão promover no dia 25 de abril uma mostra de projetos empreendedores para o lançamento da nova turma do programa Novos Rurais em 2018. O encontro será realizado no auditório da ETEC, no município de Canguçu (RS), a partir das 8h30min, e será aberto à participação da comunidade.
A programação inclui uma apresentação institucional do Novos Rurais e os resultados da parceria com a escola, onde o programa é aplicado desde 2013. Na ocasião, os alunos que participaram da formação em 2017 irão também expor seus projetos empreendedores.
A primeira fase do módulo de formação do Novos Rurais terá início no mês de maio e a seleção de projetos está prevista para ser realizada no mês de julho.
Em cinco anos, o programa Novos Rurais já beneficiou mais de 3 mil jovens em 140 municípios nas regiões Sul e Sudeste. Foram 2.260 jovens formados, 34 escolas técnicas participantes, 746 projetos implantados, mais de 2 mil toneladas de alimentos produzidos e mais de R$ 21 milhões de geração de riqueza.

Saiba mais
Instituto Souza Cruz
Fundado em 2000, o Instituto Souza Cruz foi um dos primeiros institutos empresariais a buscar soluções para contribuir com uma agricultura familiar próspera e sustentável investindo no empreendedorismo da juventude rural, oferecendo capacitação em gestão e acelerando novos negócios no campo.
A principal iniciativa do Instituto é o Novos Rurais. Aplicado em parceria com escolas do campo, o programa é dividido em duas fases: na primeira, os jovens recebem treinamento em temas como empreendedorismo, inovação e tendências de mercado. Ao final da formação, eles elaboram um plano de negócios que passa por uma curadoria. Na segunda fase, os melhores projetos são selecionados e os jovens recebem um apoio financeiro para viabilizar o seu empreendimento.
O Novos Rurais é reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (ONU-FAO) como uma boa prática para o Desenvolvimento Sustentável.

Escola Técnica Estadual de Canguçu (ETEC)
Criada em 1964, a ETEC surgiu como Escola Técnica de Comércio José Bonifácio. Ofertando inicialmente apenas o Curso Técnico em Contabilidade, teve sua atuação ampliada com a primeira turma do Curso Técnico em Agricultura em 1974. 
Na ETEC, busca-se utilizar o Trabalho como Princípio Educativo e a Pesquisa como Principio Pedagógico, estruturados através de diversos projetos desenvolvidos pelos professores. Entre essas ações destacam-se atividades de caráter permanente como os Projetos Didático-Experimentais do Curso de Agricultura, o Projeto de Teatro Jovens Talentos do Curso de Ensino Médio Politécnico e a Ronda do CTG Cancela da Querência, entidade criada e mantida pelos alunos e professores da ETEC.
A escola dispõe de laboratórios de solos, topografia, informática, entre outros. Desenvolve seus Projetos Didáticos de Avicultura, Culturas Regionais, Forrageiras, entre outros  na Área de Produção e Experimentos, localizada no Corredor das Tropas, S/N, vizinho ao radar CINDACTA II do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canguçu – RS (DTCEA-GGU) e atrás do Santuário Nossa Senhora da Conceição. Além desta unidade, a ETEC tem convênio de cooperação com o Centro de Formação de Agricultores de Canguçu (CETAC), mantido pela Emater-RS, onde colabora nos cursos de Agroecologia, Bovinocultura Leiteira e Manejo e Conservação da Água e do Solo. No Centro, a ETEC desenvolve seu projeto de Olericultura de Base Ecológica, orientado a partir do referencial da Agroecologia.


Bookmark and Share

0 comentários: