RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Educação financeira é caminho para evitar endividamento pessoal

A pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada, em 4 de abril último, pela Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo, constata que o percentual de famílias com contas em atraso aumentou em março, pela primeira vez neste ano. O cartão de crédito foi o principal compromisso financeiro para mais de sete em cada dez famílias e, dessas, pelo menos uma não teve condições de quitar seus compromissos, tornando-se inadimplente. Orientar pessoas para evitar o endividamento descontrolado tem sido uma das preocupações do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) e de sua Comissão de Estudos de Responsabilidade Social, em atividades como palestras e o Projeto Piloto, em parceria com a Escola Monteiro Lobato, onde a educação financeira é ensinada aos jovens adaptada a sua linguagem e vida cotidiana.
De acordo com a coordenadora da comissão, a contadora e consultora em gestão financeira Cristiane Souza, as consequências da falta de controle do orçamento têm impacto direto na qualidade de vida. “Por isso, aprender formas de criar e desenvolver uma administração de recursos eficiente é importante, tanto para pessoas físicas como jurídicas”, afirma.
Segundo a contadora, o endividamento já inicia aos 18 anos e cerca de 60 milhões de brasileiros estão registrados em órgãos de proteção ao crédito, o que corresponde a 28,8% da população. Esse dado evidencia a dificuldade de grande parte das pessoas em gerir os próprios recursos. “Uma das formas de prevenir o endividamento descontrolado é inserção da educação financeira nos currículos de escolas e universidades”, assegura Cristiane.

www.crcrs.org.br

Bookmark and Share

0 comentários: