RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

São João Encomendas

Tchê Parque

Cozinha didática da Emater/RS-Ascar valoriza agricultura familiar

Bala de soro de leite, biscoito de polvilho de batata-doce, bolo integral de maçã, bolo de arroz e iogurte sem glúten, esfirra integral com tomate e queijo. Estas são algumas das receitas, com enfoque na cadeia produtiva de alguns alimentos, como frutas, hortaliças, leite e derivados, mel, tubérculos e plantas aromáticas e condimentares, que serão trabalhadas pelas extensionistas da Emater/RS-Ascar durante a Expoagro Afubra. As oficinas acontecem diariamente na Cozinha Didática, na Casa da Emater, sempre às 9h30, 11h, 13h30 e 14h30.

“O objetivo é divulgar pratos elaborados com alimentos produzidos pela agricultura familiar. Mas não é apenas o aproveitamento para estimular a questão da alimentação saudável, temos que lembrar que as áreas técnica e social da Emater trabalham junto às propriedades rurais, incentivando uma produção diversificada de alimentos, também como fonte alternativa de renda”, diz a extensionista da Emater/RS-Ascar do município de Segredo, Lisandra Mergen.

Nesta manhã, a professora aposentada e agricultora do município de Canguçu, Ilda Mota, acompanhou a oficina de bala de soro de leite, novidade para ela. Ilda conta que a tia faz queijo caseiro e vende leite, mas o soro descarta para os animais, não aproveita. “Às vezes a gente acabando dando para os animais o que poderia usar na cozinha, na alimentação humana, um produto que dá pra aproveitar e fazer coisas deliciosas. Eu adorei a ideia, adorei a bala, vou fazer”, afirmou.

A agricultora Marili Porto, de Canguçu, proprietária de uma agroindústria de derivados lácteos em Hulha Negra, já aproveita o soro do leite para fazer manteiga, que fornece para a merenda escolar. “A bala pode ser outra forma de aproveitamento para a família ou para vender”, salientou.

A Expoagro Afubra iniciou nesta terça-feira (20/03), no Parque da Expoagro, na localidade de Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. A visitação pode ser realizada nos dias 20, 21 e 22 de março, das 8h às 18h.

Bookmark and Share

0 comentários: