RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Morada das Figueiras

Honrar mãe e pai

A reencarnação do espírito e a constituição de uma família, necessárias para todos, não são resultado de acidente biológico e sim resultado da vontade e de planejamento. Mãe e pai participam e são fundamentais no planejamento, na reencarnação e na família, tendo missão e merecendo honras. 
Um dos dez mandamentos na lei divina é “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”, o que Jesus ratifica e é o título do capítulo XIV de O Evangelho segundo o Espiritismo, cujos subtítulos são: Piedade filial; Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? Parentela corporal e parentela espiritual; A ingratidão dos filhos e os laços de família.
Apesar de criarem apenas o corpo e não o espírito, os progenitores influenciam fortemente e têm grandes responsabilidade e obrigação com seus filhos, sendo uma verdadeira missão ser mãe e ser pai, com reflexos no futuro e na sociedade em geral. Isto está consagrado social e juridicamente. Também é destaque na doutrina espírita, por exemplo, nas questões 208, 385 e 582 de O livro dos Espíritos. Claro que cuidar e educar os filhos é grande oportunidade de auxiliar no progresso dos outros, sendo, apenas, mais importante a busca do progresso próprio.
Aos filhos compete amar mãe e pai, juntar o respeito, as atenções e cumprir para com eles, ainda de modo mais rigoroso, tudo o que a caridade ordena relativamente ao próximo em geral. Esse dever se estende naturalmente às pessoas que fazem as vezes de mãe e de pai, as quais tanto maior mérito têm, quanto menos obrigatório é para elas o devotamento. Respeito e cuidados filiais devem ser estendidos mesmo aos pais que descuidam de suas obrigações e não são para os filhos o que deviam ser. Quando pais e filhos são reciprocamente o que devem ser, os vínculos se estendem para além da família corporal. Passam a integrar a família espiritual.   
Proporcionar e permitir a reencarnação, mais a bênção da família, são grandes coisas. Já são motivos para a gratidão e cuidados dos filhos para com seus progenitores, fazendo tudo para honrá-los, sendo que ser do bem, digno e honrado é fundamental e insubstituível para o filho honrar mãe e pai.
Fonte: Texto de Mario Luiz de Farias – Professor do IFSUL, articulista e palestrante espírita. 

Programa Terceiro Milênio – a visão espírita para uma nova era
TVC – Canais 14 Net e 2 Blue – Segundas-feiras às 17:30h e Domingos às 20hs. 
Rádio Tupanci AM 1250 kHz – Sextas-feiras às 21h.  On-line: www.radiotupanci.com.br 
Rádio Com 87.9 FM de Piratini – Sextas-feiras às 12h – On-line: www.radiocomfm.com
Rádio Portal Sul 87.9 FM de Pedro Osório – Sábados às 12:30h – On-line: radioportalsulfm.com.br
Rádio Concórdia 98.5 FM – Sábados às 12h – On-line:  https://www.radios.com.br/aovivo/radio-concordia-985-fm/49661
“Honrar a mãe e o pai não é somente respeitá-los, mas também assisti-los nas suas necessidades; proporcionar-lhes o repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância” Allan Kardec.

Bookmark and Share

0 comentários: