RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Atendimento a crianças autistas foi tema de reunião

O tratamento adequado a crianças autistas no município de Canguçu foi tema de reunião entre pais, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, APAE e Prefeitura Municipal de Canguçu, na tarde desta segunda-feira (13) no Gabinete do Prefeito Vinícius Pegoraro (PMDB). Além deles participaram do encontro o Secretário de Educação e Vice-Prefeito Cledemir Gonçalves (Fininho), a Secretária de Saúde, Miriam Neutzling, e os vereadores Rodinha, Pipa, Nevinho, César Silva, Ubiratan Rodrigues, Luciano Bertinetti e César Madrid.
A reunião serviu para apresentar ao Prefeito a necessidade de atendimento a crianças autistas no município de Canguçu. Com a demanda aumentando significativamente a única escola que tem dado atendimento especial é a APAE e mesmo assim enfrenta dificuldades de estrutura e funcionários. Atualmente 37 crianças recebem atendimento e 8 estão em uma fila de espera. Das que tem vaga na APAE o atendimento precisa ser qualificado com mais profissionais. Algumas crianças recebem somente atendimento psicológico, outras psicopedagógico e não uma ação completa. Mesmo assim apresentam melhora significativa segundo as mães presentes nesta tarde no Gabinete que mostram aflição com a possibilidade de término deste atendimento. E o medo de perder este serviço é uma preocupação real já que nas escolas - tanto do estado quanto do município - falta o acompanhamento especial, por mais que se tente colocar profissionais muitos não tem a qualificação necessária não trazendo uma melhor qualidade de educação e convívio para as crianças.
Dados recentes mostram que a cada 48 nascimentos pelo menos um bebê terá autismo. Por isso é uma luta contra o tempo para que seja criado um atendimento especial para estes casos de uma demanda crescente.
Para o Prefeito Vinícius Pegoraro (PMDB) o problema, apresentado para ele nesta segunda-feira (13), requer atenção especial. Ele pediu que a APAE apresente dados da necessidade para atender os alunos e dar fim a fila de espera, mas lembrou as dificuldades orçamentárias. Assim a APAE apresentará uma proposta de ação multidisciplinar que será analisada pelo Executivo. Para os Vereadores presentes ficou o pedido que assim que a proposta seja apresentada na Câmara tenha andamento rápido e sem alterações. 


Fotos: Augusto Pinz 




Bookmark and Share

0 comentários: