RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Brandos e Pacíficos

Em Mateus, 5:4 e 9,  Jesus se refere aos brandos e pacíficos, informando porque os que têm estas qualidades são bem-aventurados. No capítulo IX de O Evangelho segundo o Espiritismo, constam comentários sobre essas duas bem-aventuranças. 
Brando ou manso inclui ser pacífico, flexível, paciente, de fácil convivência, dócil, obediente; pacífico ou pacificador inclui respeitar os espaços dos outros e ocupar os que lhe competem, ser brando, resignado, alguém que procura satisfazer as próprias necessidades e que auxilia os outros a satisfazerem as suas.    
De cada subtítulo desse capítulo IX, pode ser destacado o seguinte: 1) Injúrias e violências são contrárias à paz e à lei do amor e da caridade. Embora Jesus nos recomende que renunciemos aos bens deste mundo e busquemos os do céu, diz que são “bem-aventurados os brandos, porque possuirão a Terra”, porque enquanto aguardamos os bens do céu, temos necessidade dos da Terra para viver. Apenas o que ele nos recomenda é que não liguemos a estes últimos mais importância do que aos primeiros; 2) A afabilidade e a doçura são produzidas pela benevolência para com os semelhantes, fruto do amor ao próximo; 3) A paciência também é uma caridade e devemos praticá-la. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há mais penosa e mais meritória: a de perdoarmos os que nos incomodam e que colocam à prova a nossa paciência; 4) Obediência e resignação são ensinadas pela doutrina de Jesus, em todos os seus pontos. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração; 5) A cólera, braba e belicosa, não exclui certas qualidades do coração, mas impede que se faça muito bem e pode levar à prática de muito mal; não é dada pelo corpo. Todas as virtudes e todos os vícios são inerentes ao Espírito. Dada a lei do progresso, aquele que queira corrigir-se, sempre o pode.     
A cada um de nós é possível desenvolver virtudes, que trazem recompensas. Nos esclarecimentos de Jesus, porque possuirão a Terra e porque serão chamados filhos de Deus, são bem-aventurados, respectivamente, os brandos e pacíficos. 
Fonte: Texto de Mario Luiz de Farias – Professor do IFSUL, articulista e palestrante espírita. 

Programa Terceiro Milênio – a visão espírita para uma nova era
TVC – Canais 14 Net e 2 Blue – Segundas-feiras às 17:30h e Domingos às 20hs. 
Rádio Tupanci AM 1250 kHz – Sextas-feiras às 21h.  On-line: www.radiotupanci.com.br 
Rádio Com 87.9 FM de Piratini – Sextas-feiras às 12h – On-line: www.radiocomfm.com
Rádio Portal Sul 87.9 FM de Pedro Osório – Sábados às 12:30h – On-line: radioportalsulfm.com.br
Rádio Concórdia 98.5 FM – Sábados às 12h – On-line:  https://www.radios.com.br/aovivo/radio-concordia-985-fm/49661
 “Onde encontres qualquer fagulha de discórdia, auxilia a extingui-la nas fontes de paciência e da tolerância”  Espírito Meimei


Bookmark and Share

0 comentários: