RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Reunião do Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Fotos: Augusto Pinz
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência esteve reunido na manhã desta quarta-feira (23) em atividade dentro da programação da Semana da Pessoa com Deficiência. O encontro contou com a participação do Prefeito Vinícius Pegoraro (PMDB), diversas lideranças e representantes de entidades. Foram apresentadas ações realizadas e um resgate histórico do trabalho do conselho que iniciou em 2006.
O Presidente do Conselho, Rudinei Borges de Borges, fez abertura da reunião agradecendo a administração pela efetivação do núcleo de acessibilidade que já está desenvolvendo ações como o projeto "Cadê Você?" onde alunos de escolas do município fizeram um levantamento para buscar casos de pessoas com deficiência em atividade extracurricular. Foram registadas 45 pessoas. "O objetivo é despertar o interesse das crianças em observar a realidade ao seu redor", destacou Rudinei.
O Prefeito Vinícius Pegoraro (PMDB) destacou que a atual gestão atua no papel de agente de conscientização e já realiza projetos com acessibilidade como um banheiro adaptado na Secretaria de Assistência Social, um no Cine Teatro e outro no Ginásio Municipal Conrado Ernani Bento, uma rampa para acesso a Prefeitura na Casa da Cultura e a cobrança de legislação nos passeios públicos (calçadas) cobrando adequação. Uma emenda no valor de R$ 250 mil deve ser anunciada nos próximos dias, via gabinete do Senador Paim (PT-RS) para realizar a adequação de trajeto da APAE até a Praça Central com calçada e roteiro todo adaptado dando liberdade de locomoção para cadeirantes percorrerem a via.


LEGISLATIVO PRESENTE
Os vereadores Erroldisnei Borges, o Rodinha (PT), e César Silva (PSB), participaram na manhã desta quarta-feira (23) de reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 

No encontro tiveram oportunidade de apresentar suas ações junto ao Legislativo na busca de garantir uma legislação que ofereça mais garantias e igualdade. 

César Silva relatou projeto pedindo a colocação de brinquedos acessíveis para crianças junto a praças e locais públicos de lazer, cobrando a efetivação por parte do poder público. Já Rodinha destacou projeto aprovado recentemente que institui o Certificado de Acessibilidade e o Selo de Acessibilidade no âmbito do município de Canguçu premiando ações voltadas para a inclusão social, com a finalidade de incentivar que cada vez mais os espaços sejam projetados para atender, ao mesmo tempo a todas as pessoas, com diferentes características de maneira segura e acessível. Mudanças nas calçadas, sinalização, rampas, banheiros, e outras melhorias serão avaliadas.

Bookmark and Share

0 comentários: