RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Moral e Autoridade

Estes são assuntos da introdução de O Evangelho segundo o Espiritismo. Um deles está relacionado com o objetivo desse livro; o outro trata de uma característica importante do Espiritismo. 
É possível dividir-se em cinco partes as matérias dos Evangelhos: os atos comuns da vida do Cristo; os milagres; as predições; as palavras que podem ser utilizadas para fundamentar dogmas; e o ensino moral. Esta parte que é objeto exclusivo do livro citado. Este ensino exige de cada um a reforma moral de si mesmo. Para os homens, constitui-se num código com regras de proceder que abrange todas as circunstâncias das vidas privada e pública, é o princípio fundamental de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça. É, acima de tudo, o roteiro infalível para a felicidade vindoura. Dado este enfoque de O Evangelho segundo o Espiritismo, muitos dos seus 28 capítulos têm como títulos ditos de Jesus, como os relativos às bem-aventuranças. Em cada capítulo tem ensinamentos de Jesus, comentários de Kardec e instruções dos Espíritos.
Uma das características do Espiritismo é a autoridade, que lhe é conferida pela universalidade do ensino dos Espíritos e a concordância dos mesmos, como destaca Allan Kardec, seu codificador, ao afirmar que “Uma só garantia séria existe para o ensino dos Espíritos: a concordância que haja entre as revelações que eles façam espontaneamente, servindo-se de grande número de médiuns estranhos uns aos outros e em vários lugares.”, com base no fato de ter recebido comunicações de perto de mil centros espíritas sérios, disseminados pelos mais diversos pontos da Terra. Assim, Kardec evidencia que o Espiritismo não é de sua autoria e sim dos Espíritos.
Tem mais dois aspectos que conferem autoridade ao Espiritismo: ter como base os ensinos morais do Cristo; a comprovação de projeções de luz feitas por ele, antecipando conquistas das ciências e resultados de experiências políticas e sociais.
Outros dois tópicos da introdução do livro citado são: notícias históricas; Sócrates e Platão, precursores da ideia cristã e do Espiritismo, além dos relativos à moral e autoridade.  
Fonte: Texto de Mario Luiz de Farias – Professor do IFSUL, articulista e palestrante espírita.
Programa Terceiro Milênio – a visão espírita para uma nova era
TVC – Canais 14 Net e 2 Blue – Segundas-feiras às 17:30h e Domingos às 20hs. 
Rádio Tupanci AM 1250 kHz – Sextas-feiras às 21h.  On-line: www.radiotupanci.com.br 
Rádio Concórdia 98.5 FM – Sábados às 12h – On-line: radioconcordia98.blogspot.com.br
Rádio Portal Sul 87.9 FM de Pedro Osório – Sábados às 12:30h – On-line: radioportalsulfm.com.br
Rádio Com 87.9 FM de Piratini – Sextas-feiras às 12h – On-line: www.radiocomfm.com


Bookmark and Share

0 comentários: