RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Encontro Regional da Juventude em Luta

Marcado como o Encontro Regional da Juventude em Luta, realizado neste sábado ensolarado de inverno, no município de Canguçu/RS, o evento contou com a participação de aproximadamente 180 militantes, em sua maioria rostos jovens e de mentes maduras. O encontro reuniu lideranças da região sul do estado.  A programação incluiu atividades de formação voltadas a compreender o momento conjuntural do país e capacitação com temas urbanos e agrários.

Na ocasião o Dirigente Nacional do MPA – Frei Sergio Gorgen promoveu uma palestra trazendo elementos da atual conjuntura, destacando a valorização e a participação dos jovens na condução do processo de decisão, “desde a época em que fui professor de história, sempre ensinei aos meus alunos que existem quatro poderes, sendo eles o executivo, legislativo, o judiciário e quarto poder o mais importante que é o poder do povo...”. Apontou caminhos para o atual momento conjuntural, sendo ele o Plano Popular de Emergência, construído pela Frente Brasil Popular. O movimento resumiu este plano em quatro pilares sendo eles: Emprego, Alimento, Moradia e Energia como base para retomada do crescimento, saúde, educação, politica econômica entre outros elementos fundamentais para enfrentar a crise do país. Frei Sergio reafirmou que a crise ataca diretamente o direito dos camponeses e que hoje inclui a juventude como outro alvo reportando se ao assassinato do jovem camponês e quilombola Junior Mota assassinado na Bahia no último dia 13 de Julho.
Na sequencia dos trabalhos em parceria com mediadores do Instituto Cultural Padre Josimo, Emater, Escola Técnica de Canguçu e Escola Família Agrícola, foram realizadas oficinas de capacitação e formação destacando a biodiversidade encontrada nas pequenas propriedades, muitas delas na invisibilidade afirmado por Samuel Rutz – Extensionista da Emater, alternativas viáveis para a conservação da produção e dos alimentos, e destaque também na saúde popular alternativa, “me digam vocês, quem de nós compra no mercado, algum alimento que não possui veneno? Digam um só produto? Curiosamente ficamos um tempão pensando e as pessoas não tem respostas! Resumindo a saúde entra pela nossa boca...” disse Frei Zanata em sua oficina.
Para o jovem Anderson o encontro foi fundamental para compreender a conjuntura e capacitar-se “neste pouco tempo em que estivemos reunidos consegui ter uma visão mais ampla do que esta acontecendo, é preciso ter mais momentos como estes, a palestra foi muito boa, era isso que eu precisava escutar, e as oficinas mostraram que com simples coisas podemos ter uma vida melhor..”
A juventude é a semente, que Deus na terra semeou, tornou se flor, tornou se gente e o mundo nunca mais parou. A Coordenação regional do MPA agradece a participação de todas e todos!
Fotos e Informações: ARPA


Bookmark and Share

0 comentários: