RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

CRESOL SUL CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

51 agroindústrias familiares na Fenadoce

A Fenadoce se inicia nesta quarta-feira (31) em Pelotas com 51 estandes viabilizados pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), para exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar. Esta é a segunda vez que o governo do Estado apoia a participação do segmento na Fenadoce. A feira ocorre na Avenida Pinheiro Machado, 3390, na BR 116, e vai até o próximo dia 18 de junho.
A maioria dos empreendimentos participantes integra o Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), que oferece uma série de serviços, como qualificação técnica, incentivos financeiros para melhoria e legalização e assistência nas questões sanitárias, ambientais e tributárias. Ainda no mês de junho, a SDR apoia a montagem de mais 28 espaços de comercialização na 27ª Expobento, que ocorre de 8 a 18 de junho, em Bento Gonçalves, e 38 na Suinofest, afendada para os dias 9, 10 e 11 e 16, 17 e 18 de junho, em Encantado. No total, o número de espaços apoiados pela SDR soma 120 no mês de junho.
“A SDR tem buscado continuamente aperfeiçoar e ampliar as oportunidades para o empreendedorismo rural, oferecendo apoio às agroindústrias para que se legalizem e sejam incluídas no Peaf, além do apoio a feiras com espaço para estes empreendimentos”, explica o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. 
“Feiras como estas, além de proporcionar ao agricultor familiar a comercialização de seus produtos, ainda divulga os produtos para profissionais da área gastronômica e empresarial que visitam a feira”, afirma o diretor do Departamento de Agricultura Familiar e Agroindústria, José Alexandre Rodrigues.
Conforme o secretário Minetto, em 2016 o governo do Estado aplicou mais de R$ 1,1 milhão para apoiar 45 feiras. Em Pelotas, a Feira da Agricultura Familiar da Fenadoce abriga vários produtores da região, com produtos diversos como queijo colonial, artesanato rural, doces e conservas, queijos, sucos orgânicos, vinho, cachaça, licores, cerveja orgânica, hortaliças in natura, frutas, legumes e tubérculos, salame, linguiça, rapadura, polpas de frutas, geleias, doces em calda,  melado, biscoitos, defumados, artesanato rural, artesantado indígena, entre outros. 
A feira é organizada pela SDR e sua conveniada Emater/RS, em parceria com a Federação dos Trabalhadoresna Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Embrapa Clima Temperado, APL Alimentos da Região Sul, prefeitura de Pelotas e Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf).(RS)

Bookmark and Share

0 comentários: