RSS
email

Ponto Com Celulares

O ESCRITÓRIO

HD SAT

Coisas & Tal

Coisas & Tal

Laureano Advocacia

Eliezer Rutz Antenas

Lei do progresso


Em Mateus, 5:48, consta que Jesus lança a cada um de nós, ao mesmo tempo, um desafio, um voto de confiança e uma informação do quanto temos que progredir, ao recomendar-nos: “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito Deus.” Tendemos a isso, sempre, graças à lei divina do progresso, que é contemplada no capítulo VIII, da terceira parte de O livro dos espíritos.
O homem se melhora à medida que melhor compreende e pratica a lei natural. Pode, às vezes, embaraçar a marcha do progresso. Não pode paralisá-la. Ocorrem o progresso intelectual e o moral, sendo que aquele leva a este, fazendo compreensíveis o bem e o mal. 
Devido ao progresso dos indivíduos, progridem os povos. Quando um povo não progride tão depressa quanto devera, Deus o sujeita, de tempos a tempos, a um abalo físico ou moral que o transforma. Também, é assim para cada um de nós, pois mesmo do que é um mal, a nosso juízo, a Providência faz sair o bem. Às vezes, é necessário que o mal chegue ao excesso, para tornar compreensível a necessidade do bem e das reformas, com a superação do orgulho e do egoísmo, maiores obstáculos ao progresso, e com a prática da humildade e do altruísmo. Felizmente, isto é possível, e já vem ocorrendo, com certeza. Basta comparar os costumes atuais com os de alguns séculos atrás. Por exemplo, pela comparação da legislação humana atual com outras anteriores, é possível concluir da evolução dos costumes.
Toda fonte de ensinamento, que resulte em bons hábitos, auxilia o progresso. O Espiritismo exerce influência no progresso de cada humano e da humanidade, principalmente, destruindo o materialismo, através da informação e da comprovação do estado futuro real do homem, não desfigurado por ficções alegóricas. Também o faz demonstrando os motivos para a solidariedade que deve existir entre os homens, abolindo preconceitos, pois a caridade não distingue a cor da pele e o quer que seja.   
Cada Espírito é criado por Deus, simples e ignorante. É imortal.  E evolui sempre, seguindo a lei do progresso.
Fonte: Texto de Mario Luiz de Farias – Professor do IFSUL, articulista e palestrante espírita.

Liga Espírita Pelotense convida para palestra pública com a Escritora Célia Diniz. O tema da palestra será Vencendo a Dor da Morte. Dia 21 de Março, às 15h, na Liga Espírita Pelotense – Rua Andrade Neves, 981. Na ocasião a escritora estará autografando seu livro. A entrada será franca.

“Tudo na vida pode ser começado de novo para que a lei do progresso e do aperfeiçoamento se cumpra em todas as direções”  Espírito Emmanuel 


Bookmark and Share

0 comentários: