RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CREHNOR CANGUÇU/RS

CREHNOR CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Inscrições para o Sisu começam no dia 24

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2017 serão realizadas de 24 a 27 de janeiro. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está oferecendo 3.106 vagas pelo Sisu, distribuídas em 81 cursos de graduação. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Sisu. (clique aqui)

O resultado da chamada regular está marcado para o dia 30 de janeiro. De 30 de janeiro a 10 de fevereiro será o prazo para participar da lista de espera.

A matrícula da chamada regular será realizada de 3 a 7 de fevereiro. A partir de 16 de fevereiro, as instituições devem fazer a convocação dos candidatos em lista de espera.

Pode fazer a inscrição no Sisu o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e obteve nota na redação que não seja zero.

Como funciona
Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012, de 29 de agosto de 2012 (Lei de Cotas) ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus).

Mais detalhes podem ser conhecidos diretamente no site do Sisu.

Comissão avaliará cotistas
A UFPel terá 1.568 vagas pela Lei de Cotas. Para garantir a lisura do processo, a Universidade instituiu a Comissão de Controle de Identificação do Componente Etnorracial (CCICE).

No momento da entrega de documentação e matrícula, o candidato passará pela Comissão, composta por técnicos, docentes e estudantes da UFPel, além de representantes da sociedade civil.

Em relação a pessoas negras (pretas ou pardas) a avaliação considera o fenótipo – considerando as características físicas da cor da pele e dos aspectos predominantes marcados pelos traços negróides. Em relação aos indígenas, a avaliação da Comissão considera aspectos fenotípicos indígenas, que se autodeclara indígena ou índio, que se apresenta enquanto tal, que é membro ou oriundo de comunidades indígenas e/ou que descende de povo indígena por relações de parentesco.

Bookmark and Share

0 comentários: