RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CREHNOR CANGUÇU/RS

CREHNOR CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

Ovinocultura e Cooperativismo são temas de debate

O programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural (PISACOOP) do Ministério da Agricultura foi apresentado nesta segunda-feira, no município de Canguçu, durante a Assembleia Geral da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC). O tema foi apresentado pelo diretor de Integração e Mobilidade Social da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Juarez Tavorá. O convite ao ministério foi feito pelo deputado federal Afonso Hamm e pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos (ARCO), Paulo Afonso Schwab e o diretor técnico Edegar Franco.


Em pauta, o setor da ovinocultura e a organização para o cooperativismo. O evento também contou com a participação do presidente da Associação, Mateus Garcia; integrantes da Fetag e produtores rurais.

O Pisacoop visa à realização de assistência técnica continuada a produtores rurais, com implantação de unidades de referências e envolvendo as entidades locais. E tem como objetivo disseminar tecnologias de produção sustentáveis e de gestão da propriedade rural e divulgar mecanismos de cooperação para organização dos produtores (base produtiva). Além disso, visa a geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos agricultores.

Afonso Hamm, que é autor do projeto de lei 6048/16 que dispõe sobre a Política Nacional de Incentivo à Ovinocaprinocultura. destaca a importância da organização em cooperativismo da cadeia produtiva da ovinocultura na região do Alto Camaquã. “O programa oportunizará a melhoria do desenvolvimento territorial mediante a cooperação, coordenação e elaboração entre diferentes agentes da cadeia produtiva local e regional”, aponta Hamm ao ressaltar que a ideia é que nesta região seja instalado o programa piloto do Pisacoop. 

Bookmark and Share

0 comentários: