RSS
email

Ponto com e Braga Celulares

Morada das Figueiras

O ESCRITÓRIO

CREHNOR CANGUÇU/RS

CREHNOR CANGUÇU/RS

HD SAT

Impressão Radical

Impressão Radical

Eliezer Rutz Antenas

ESTUDANTE ALEMÃO PESQUISA SOBRE POMERANOS EM CANGUÇU

Esteve em visita ao município de Canguçu, o alemão estudante da Universidade de Götenborg da Suécia – Martin Hansen.
Martin esta fazendo mestrado na Universidade sobre os “Pomeranos no Mundo”. Em nosso município realizou diversas entrevistas dentre elas com: Nilso Pinz, pastora Josiane Bohlke e seu esposo e, com a professora Tanise Stumpf Bohm e alunos da E.E.E.M. João de deus Nunes. 
Martin, que fala o pomerano, manifestou sua admiração por este povo que mantém sua identidade cultural, apesar de ter se espalhado pelo mundo, ressaltando as peculiaridades da nossa colonização na região sul, que mantém-se intacta apesar de existirem poucos ou quase nenhum dado sobre esta colonização nesta região nos livros e meios eletrônicos, diferente de outros Estados a exemplo de Santa Catarina e Espírito Santo, onde também esteve e obteve facilidades de registros e dados junto aos órgãos governamentais..
Segundo Nilso Pinz, a razão desta inexistência de dados, deve-se ao fato da nossa colonização, ter sido uma experiência comercial única, diferente das demais onde a colonização ocorreu através de auxílio e intervenção direta do império, bem como devido a isolamento das colônias no sul do país na Serra dos Tapes.
Martin, de amarelo, pesquisa sobre Pomeranos.


Bookmark and Share

0 comentários: